O presidente da Junta de Freguesia, Carlos Sousa (à esquerda) e o presidente da Câmara, Carlos Pinto assinam o protocolo de cooperação
UBI participa no projecto
Recuperação habitacional prossegue em Cantar Galo

O Departamento de Engenharia Civil da UBI colabora com a Câmara da Covilhã e com a Beira Serra na reabilitação de casas degradadas. Ao todo serão 58 as habitações que irão sofrer intervenção.


Por Catarina Rodrigues


A Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia de Cantar Galo celebraram no passado dia 7, um protocolo de colaboração relacionado com a recuperação habitacional que está a ser desenvolvida no Bairro de São Vicente de Paulo, na freguesia de Cantar Galo.
O trabalho insere-se no projecto "Grão a Grão" de Luta contra a Pobreza, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Local - Beira Serra, e resulta de uma parceria entre a autarquia covilhanense e o Departamento de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior. O objectivo é a recuperação de 40 casas degradadas, mas o número poderá aumentar para 58. Até ao momento já foram remodeladas 9 habitações mas os trabalhos, orçados em 324 mil euros, vão continuar até ao final do ano.
O Grupo de Construção do Departamento de Engenharia Civil da UBI colabora há cerca de um ano no projecto. Realizou um diagnóstico e preparou o caderno de encargos para cada habitação. João Castro Gomes, responsável pelo grupo, considera que "este é um projecto único no País". O docente da UBI refere que "está a ser desenvolvido um trabalho completamente inovador que coloca a Covilhã à frente de muitas outras cidades".
As obras de reabilitação permitem resolver problemas de infiltração de água, melhorar o conforto térmico das habitações, reforçar os pavimentos de madeira e substituir instalações eléctricas. Serão também construídas cozinhas e instalações sanitárias, que em muitos casos não existem.
José Pinto, coordenador da Beira Serra, aproveitou a cerimónia de assinatura do protocolo para lançar um desafio à autarquia. Segundo o responsável "este tipo de iniciativa deve ser alargado a outras freguesias da cidade". José Pinto explica que "existem muitas habitações, nomeadamente em zonas rurais que devem ser reabilitadas". Das intervenções já feitas em Cantar Galo, a Beira Serra já pagou 125 mil euros.
A recuperação habitacional no Bairro de São Vicente de Paulo é comparticipada pela autarquia covilhanense através do PERID (Programa Específico de Recuperação de Imóveis Degradados). Para além disso, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã anunciou ainda a realização de outras obras na freguesia de Cantar Galo.
A requalificação da zona da ponte, a ligação do Lameirão aos Penedos Altos, e possíveis ligações à futura periférica à Covilhã são outros dos investimentos previstos na localidade e que ascendem a 30 milhões de euros. A Câmara prevê ainda a
instalação da iluminação pública e a criação de redes de água e saneamento.


Empresa recupera habitação no concelho



Carlos Pinto anunciou a criação de uma estrutura empresarial para recuperar habitações degradadas em todo o concelho da Covilhã. A Câmara participará nesta iniciativa com um milhão de euros. Segundo o autarca serão recuperadas duas mil casas degradadas, "preferencialmente as que estiverem abandonadas". No entanto algumas casa habitadas que se encontrem em estado de degradação também poderão ter obras. Depois de recuperadas algumas habitações serão vendidas, outras serão adquiridas pela Câmara para arrendamento.
Pinto recusou dar mais pormenores sobre a criação desta estrutura empresarial, mas revelou que a iniciativa será apresentada na próxima reunião do executivo camarário.