Por Liliana Machadinha


Na próxima quinta feira vai realizar-se uma visita à nova sede

A campanha "Não ao álcool, sim à vida" está na rua desde o último fim de semana de Abril. Com esta campanha, que decorrerá até ao final do mês de Junho, a Associação de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira (AARCB) espera solucionar os problemas financeiros que afectam a associação.
Segundo José Amarelo, presidente da Direcção, esta campanha pretende angariar fundos que permitam pagar os cerca de 40 mil euros que a AARCB deve. "Decidimos ir para centros públicos, devidamente identificados, para assim conseguirmos um melhor contacto com a população. Aqui reside a grande vantagem, mas também a única desvantagem. Porque se algumas pessoas elogiam o trabalho feito, incentivam a continuação, também há quem critique sem ter qualquer conhecimento da situação", afirma ainda o presidente.
José Amarelo também admite que "a energia da associação é desperdiçada com estas iniciativas ficando o verdadeiro trabalho de apoio aos doentes e necessitados para segundo plano". José Amarelo considera que este problema poderia ser resolvido com subsídios estatais e queixa-se da falta de recursos humanos: "São poucos a dar a cara nestes eventos e por isso trabalha-se a duplicar. Mas é com este empenho e esforço que a associação e os alcoólicos recuperados têm conseguido ganhar o respeito da população".
Para solucionar alguns destes problemas, a AARCB juntou-se a mais seis grupos da zona centro do País e um dos Açores para criarem uma Federação Nacional de Alcoólicos Recuperados. "Por vezes sente-se uma discriminação e alheamento de quem por direito devia ajudar, isto quando comparamos o alcoolismo com outras situações de dependência. Criam-se gabinetes com pessoas a receberem salários enormes e a falarem sem conhecimento dos problemas. Muitas vezes o dinheiro que lhe é dado serve para pagar os vencimentos dos empregados dessas instituições e não para ajudar os necessitados. Aqui reside a grande diferença entre as associações. A AARCB trabalha gratuitamente através de voluntários para ajudar quem precisa", aponta José Amarelo.

AARCB de casa às costas

Dia 15, quinta feira, decorrerá uma visita guiada às novas instalações da associação, onde será explicado todo o processo de mudança. José Amarelo adianta que este projecto foi "iniciado sem um único cêntimo. A AARCB teve algumas ajudas da Câmara Municipal da Covilhã, mas a campanha de venda da mascote foi também pensada para ajudar a suportar os custos das novas instalações".
A nova sede, que servirá igualmente para apoio e tratamento de pessoas alcoólicas, será inaugurada no dia 30, ocasião em que se festejará ainda o 3º aniversário da associação.