As actuais instalações da PSP não conseguem responder às necessidades actuais
Deputados municipais pedem reforço da PSP
Preocupação com a criminalidade aumenta

O poder político considera que a PSP da Covilhã deve ver o número de efectivos reforçado. A falta de meios para manter a segurança é uma realidade numa altura em que a nova esquadra não passa ainda de uma miragem.


Por Catarina Rodrigues


A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou uma moção contra a redução do número de efectivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) no concelho. O documento, apresentado por Luís Fiadeiro, deputado municipal do PSD é o reflexo das preocupações crescentes com a segurança.
Segundo Fiadeiro, "as forças policiais tudo têm feito para manter a segurança, mas as entidades competentes devem disponibilizar mais meios". Os assaltos registados recentemente no centro da cidade foram um dos exemplos dados.
O documento será agora enviado ao primeiro ministro Durão Barroso e ao Ministério da Administração Interna (MAI) uma vez que, segundo os deputados, em vez de reduzido, o número de efectivos deve ser aumentado. Para além dos profissionais de polícia, também as condições da nova esquadra constituem uma preocupação.
Questionado sobre o ponto da situação da construção da nova esquadra da PSP, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, explica que o projecto está a ser elaborado pelo MAI e que "até ao Verão deve estar pronto". O autarca assegura que segundo o secretário Estado da Administração Interna "o concurso para a construção da nova esquadra será lançado em breve". O presidente da edilidade diz aguardar uma reunião com o ministro da tutela para saber em definitivo qual é a data.
A posição tomada na Assembleia Municipal surgiu após os vários alertas dados por Leonel Silva, presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia da PSP. O sindicalista reuniu com várias entidades do distrito de Castelo Branco no sentido de dar a conhecer as condições em que trabalha a PSP da Covilhã. Foram já realizados encontros com o Governador Civil, a Câmara da Covilhã, a Juventude Socialista e com os deputados do PS eleitos pelo distrito para a Assembleia da República. Na última semana teve lugar uma reunião com a Comissão Política do PSD.
O reduzido número de efectivos, a falta de formação do mesmo e a necessidade de construir novas instalações são apenas alguns dos problemas apontados por Leonel Silva.