Dia 19 de Maio
"Karma" na Capital Portuguesa da Cultura


O filme de animação "Karma", realizado por Telmo Campos Martins, passa no Festival "Caminhos do Cinema Português", na próxima segunda feira, dia 19 de Maio na sessão das 18 horas no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. A película produzida no Cybercentro da Covilhã vai estar em concurso com mais quatro filmes de animação entre os 56 em competição no festival.
No âmbito da Capital Portuguesa da Cultura, a iniciativa tem presentes vários cineastas portugueses de renome como são os casos de Paulo Branco, recentemente seleccionado com seis filmes para o Festival de Cannes, João Botelho, João Mário Grilo, Manoel de Oliveira, Inês de Medeiros e José Miguel Ribeiro, entre outros.
Baseado num conto de Rui Zink, o filme com a duração de 11 minutos já participou no Ovarvídeo 2002 onde recebeu o Prémio Jovem Realizador, no Festival Internacional de Cinema de Évora (FIKE) e no Festival de Cinema de Animação de Espinho.
Com um ano de existência a película, em 3D, encontra-se em fase pré-selecção para os festivais internacionais de Cinema de Avanca e Vila do Conde.
Estudante do curso de Design Multimédia, na Universidade da Beira Interior, o jovem realizador de 24 anos, natural de Miragaia, no Porto, tem em preparação uma nova película que deverá estar pronta dentro de um ano. Trata-se de um filme, novamente de animação 3D, baseado noutro conto de Rui Zink intitulado "Dados de Deus".
"É um filme que interroga a nossa pequena existência", disse o jovem realizador que, embora tenha candidatado a película a apoios governamentais, ainda não obteve apoio por parte do Instituto Cinema Audivisual e Multimédia (ICAM). O filme está em fase de produção e irá contar com a participação de profissionais na área da fotografia e texturização.