Professores a alunos subiram ao palco do Teatro Cine para representar
VIII Encontro Cultural da Escola Campos Melo
As Deusas da Arte

Alunos e professores construíram um espectáculo subordinado ao tema "As Nove Musas da Arte". Isabel Fael salientou a importância didáctica destes encontros.


Por Mário Ramos


O Teatro Cine foi o palco escolhido para a realização do VIII Encontro Cultural da Escola Secundária Campos Melo. Na noite de sexta feira, dia 9, foram interpretadas pequenas peças sobre "As Nove Musas da Arte".
Muito antes da hora marcada para o início já pais e alunos enchiam a entrada do teatro para assistirem ao espectáculo, um trabalho que resulta da conjugação de esforços entre alunos e professores.
Foram interpretadas nove pequenas peças de teatro, cada uma introduzida pela respectiva Musa. A Musa da Dança apresentou Las Plumas Volantes, um grupo de professores da Campos Melo. A coreografia do Asereje efectuada por eles obteve os maiores aplausos da noite. A Musa da História apresentou a peça "Quando os professores viram alunos", novamente interpretada pelos professores da escola.
Isabel Fael, presidente do Conselho Executivo, salientou o propósito didáctico destas peças, "um esforço para que o público aprenda um pouco mais e beneficie simultaneamente da importância da cultura clássica".
O VIII Encontro Cultural distinguiu-se dos outros pela participação em palco dos professores: "acho engraçado porque os alunos gostam de ver os seus professores em palco e podem, assim, brincar um pouco com essas apresentações". Isabel Fael salienta ainda que "este trabalho foi desenvolvido pelo Clube de Teatro em conjunto com o Clube Criar Laços, e tem como principais objectivos desenvolver nos alunos capacidades crítica, criativa e de autonomia, que os preparem para serem cidadãos aptos em várias actividades".
Isabel Fael referiu ainda os espectáculos que mais a entusiasmaram. "Um dos momentos altos foi a dança que abriu a segunda parte, - a encenação do Asereje -, mas também a produção sobre os planetas. Acho que foi muito didáctico e conseguido, sobretudo o contraste de luz e sombra".
Durante o intervalo foram entregues prémios aos alunos que mais se distinguiram nas actividades escolares.