Workshop Transnacional
A família e o trabalho em debate


Realizou-se no passado 6 de Maio na Universidade da Beira Interior, um Workshop Transnacional dedicado à temática "Família, Trabalho e Metodologias de Intervenção". Organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior (CESUBI) no âmbito do projecto "CONVIDAS - conciliação entre a vida familiar e a vida profissional", o evento teve como principal objectivo aprender, confrontar e aprofundar os diversos conhecimentos e experiências desenvolvidos nesta área.
As comunicações apresentadas pelas professoras Isabel Guerra, Margarida Chagas Lopes e Johanna Schouten mostraram-se complementares entre si e focaram temas relacionados com a temática central do workshop. Foi salientada a questão da participação e do envolvimento dos actores; as políticas e estratégias empresariais favoráveis à conciliação trabalho/família; o tempo e o trabalho na vida familiar.
Diferentes temáticas abordadas em grupos de trabalho realizaram-se da parte da tarde, num espaço aberto à reflexão e ao debate.
A participação dos parceiros transnacionais do projecto e de diversas entidades nacionais permitiu que distintas realidades sociais fossem confrontadas e comparadas. Concluiu-se que apesar dos contextos serem heterogéneos, a problemática da conciliação entre a vida familiar e a vida profissional é uma questão actual e em debate nas sociedades contemporâneas.