Rui Pedro Dias é o responsável pelo projecto
Projecto "InterCresce-Creche para a Terceira Idade"
Passado e futuro unidos pelo mesmo propósito

Este projecto pretende proporcionar aos jovens e idosos do Concelho da Covilhã uma série de actividades, onde o convívio e a troca de saberes são os principais objectivos. O InterCresce ambiciona expandir-se a nível nacional.


Por Sandra Pinho


"InterCresce-Creche para a Terceira Idade" é um projecto de Rui Pedro Dias, Gestor da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Tem como objectivo aproximar jovens e idosos, proporcionando uma troca de saberes entre eles, bem como o intercâmbio entre o espaço urbano e o meio rural, e, o contacto com grupos socialmente excluídos. Este projecto vai ter lugar na Sede da AAUBI no próximo ano lectivo, mas em breve haverá uma experiência piloto.
O envelhecimento progressivo da população nas próximas décadas bem como a sobrecarga dos pensionistas sobre a população activa, e os saldos migratórios elevados e positivos são realidades evidentes. Este cenário levanta algumas questões. Qual será o impacto desta evolução em termos do que é a dinâmica social? Terá alguma influência na resistência à mudança? Será que as pessoas que hoje consideramos de meia-idade serão consideradas velhas daqui a uns anos?
É neste sentido que o InterCresce procura actuar. Visa fomentar essencialmente três tipos de inter-relações: O intercâmbio geracional, onde jovens e idosos vão trocar saberes e experiências; O intercâmbio entre o espaço urbano e o meio rural, e o intercâmbio com grupos socialmente excluídos, como é o caso das minorias étnicas, a imigração e as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, seja ela psíquica ou física.
O InterCresce foi apresentado em seis escolas, três de freguesias urbanas e três freguesias rurais, e seis lares/ centros de apoio ao idoso/centros de dia, todos eles do Concelho da Covilhã. Ontem, segunda feira,12, foi a vez de Cristina Granada, deputada do Partido Socialista, eleita pelo distrito de Castelo Branco, conhecer o projecto.
Foram também definidos quatro grupos de intervenientes. O primeiro grupo integra crianças e jovens desde a primária até ao 10º ano de escolaridade. O segundo é constituído por idosos a partir dos 75 anos, este grupo está dividido numa série de sub-categorias atendendo ao grau de auto-suficiência dos idosos. O terceiro abrange as minorias étnicas e a imigração e o quarto grupo integra pessoas com algum tipo de deficiência.
Estes Núcleos de Interacção integrarão 20 elementos dos grupos citados anteriormente. Uma vez constituídos, vão desenvolver uma série de actividades relativas às novas tecnologias da informação e comunicação, preservação do meio ambiente, cuidados primários de saúde, aulas de alfabetização, questões relacionadas com a legalização dos imigrantes, os direitos do trabalho, a segurança social, a reactivação das funções cognitivas, musicoterapia, artesanato, gastronomia, linguagem gestual, entre outras actividades.
Como exemplo concreto, temos as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Numa sala encontra-se um monitor e 20 elementos, dez jovens e dez idosos, pretende-se que os mais novos, à medida que vão aprendendo e consolidando conhecimentos os consigam transmitir aos mais velhos. Neste caso, o grupo de incidência são os idosos, e, o binómio de aprendizagem e comunicação faz-se no sentido jovens idosos.
Outro exemplo concreto, onde o grupo de incidência são os jovens e o binómio de aprendizagem e comunicação faz-se no sentido idosos jovens, é a preservação da memória. Funciona do seguinte modo, os idosos vão transmitindo aos mais novos conhecimentos que foram adquirindo ao longo dos anos, em termos de experiências. Desde os jogos e contos tradicionais, o artesanato, a gastronomia, entre outros.
No último domingo de cada mês, a Sede da AAUBI vai abrir as portas ao "dia de todos os cantos" com o objectivo de promover o contacto cultural entre as pessoas.
A nível de recursos, este projecto tem três níveis: O primeiro é a Tutoria/Formação, onde se encontram pessoas com experiência em áreas específicas. O segundo é a Monitoria, encarregados de toda a parte operacional e logística. E o terceiro é o Voluntariado, é o mais importante, visto que pretende estender o projecto não só aos sócios da AAUBI, mas também aos estudantes da UBI e de outros estabelecimentos de ensino, e, a toda a comunidade. A este nível, conta já com uma médica, um psicólogo, uma pessoa licenciada em Língua e Cultura Portuguesa e uma socióloga.
"Em breve haverá uma ou duas sessões experimentais, mas em Setembro, o projecto irá arrancar em pleno", explica Rui Pedro Dias. Outra das ambições é "implementar o projecto noutros concelhos e outras regiões do País", termina.