A Marina de Cascais foi o palco da competição
Final Nacional de Universitários "U KART CUP" em Cascais
UBI no Podium

O terceiro e quarto lugares foram as classificações obtidas pelas duas equipas da UBI na Marina de Cascais. A final nacional universitária contou com 240 pilotos em pista.


Por Andreia Reis


A equipa UBI TEAM foi a terceira classificada da final nacional de universitários "U KART CUP". Os representantes da UBI mostraram o que valem e levaram a universidade ao podium no passado sábado, 10. O local escolhido para a competição foi a Marina de Cascais, onde 240 pilotos estiveram em pista.
Feliz com a classificação, Estefânio Silva, chefe da equipa, afirma: "podíamos ter conseguido o primeiro lugar". Apesar de se queixarem da falta de sorte que houve para os levar à primeira classificação, a UBI TEAM está consciente do estatuto que trouxe para a UBI a nível de Karting. "O nome da nossa universidade ficou hoje entre os melhores", refere.
Depois do primeiro lugar na eliminatória no Kartódromo da Covilhã, a equipa confrontou-se com os primeiros classificados de todas as universidades que participaram nesta final. "Estivemos entre os melhores pilotos de kart a nível universitário, o que foi uma grande experiência para nós", revela o chefe de equipa.
Como fãs do Karting, ter participado nesta final, foi "um sonho tornado realidade" para os jovens estudantes da UBI. "A iniciativa serviu para testar os nossos conhecimentos e qualidades como pilotos".
Orgulhoso do terceiro lugar, Estefânio Silva, promete estar presente na próxima final do "U KART CUP": "farei tudo para estar cá para o ano".
Realista sobre o mundo do automobilismo, Nelson Pinto argumenta que se tivessem ganho a final, "era uma porta que se abria para o automobilismo".
Apesar do terceiro lugar significar estar entre os melhores a nível nacional, o estudante da UBI acredita que "foi injusto não termos conseguido o primeiro lugar do podium".
António Pereira partilha da mesma opinião. O jovem confessa que apesar de ser uma boa classificação, o terceiro lugar foi "frustrante porque com mais um pouco de sorte, trazíamos para a UBI o primeiro lugar".
Pedro Lopes, orgulhoso da sua equipa, diz que "agora é continuar a participar nestas corridas". Firme na decisão de não renunciar ao seu curso, Pedro Lopes sublinha que "o Karting é um segundo plano para ser levado em diante".
Para além da falta de sorte que a equipa afirma não ter tido para chegar ao primeiro lugar, a UBI TEAM acha que houve um pouco de "má organização".
Rita Silva, da DNC e um dos membros da comissão organizadora diz que isso "deve-se à falta de experiência em organizar este projecto". No entanto, promete que "para o ano será melhor".
Apesar dos atrasos e das falhas, os elementos da UBI TEAM reconhecem que "a organização está de parabéns porque não é fácil organizar este tipo de iniciativa".
Vinte e quatro foi o número de equipas que participou nas meias finais. Só 12 passaram à final. Numas das eliminatórias da meia final, a UBI TEAM ficou em primeiro lugar.
O projecto levava duas equipas de cada universidade à Marina de Cascais constituída por oito pilotos e uma assistente. Para além da UBI TEAM, a outra equipa da UBI passou à final e conseguiu o quarto lugar. João Correia, membro desta equipa, afirma-se como fanático pelo desporto automóvel e realça: "fomos a melhor universidade em prova no total".
Em primeiro lugar ficou o Instituo Superior Técnico de Lisboa e em segundo a Universidade do Porto.
O projecto repetir-se-á para o ano, mas desta vez com um carácter diferente. "Vai ser internacional, vamos convidar universidades de Espanha, França e Itália", declara Rita Silva. A trabalhadora da DNC mostra a vontade em querer que este projecto vá para a frente e revela que "num formato diferente, a final vai ser na mesma num circuito citadino, provavelmente aqui na Marina de Cascais com cerca 30 universidades".

UBI não contou com o apoio da Associação no "U KART CUP"

A UBI TEAM alcançou a terceira posição

Os terceiro e quarto lugar da UBI na final nacional de universitários "U KART CUP" deixou a universidade com bom nome ao lado de todas as outras que participaram. No entanto, os alunos da UBI queixaram-se da falta de apoio da sua Associação. Com os terceiros e quarto lugares entre os melhores pilotos a nível universitário, os estudantes da UBI têm esperança de para o ano poder usufruir da ajuda da AAUBI.
"Espero que para o ano a AAUBI nos possa ajudar", apela Estefânio Silva.
Com um terceiro ligar, António Pereira anuncia o facto como " uma grande lição para a UBI" em não ter ajudado as equipas que foram à final.
Aqui está a prova de como a AAUBI nos devia ter ajudado", afirma Nelson Pinto.
Rita Silva, um dos membros da organização do projecto mostra o interesse em contar com a participação da UBI novamente para o ano e declara: "as equipas mostraram que são boas e a AAUBI perdeu uma oportunidade de mostrar a sua universidade e de a apoiarem"