O guarda-roupa evidencia o carácter alienígena do grupo
Semana Académica
Uma noite alienígena

Os Blasted Mechanism levaram ao delírio os estudantes presentes no pavilhão da ANIL. Num concerto memorável, os músicos confirmaram porque são considerados um dos melhores grupos nacionais em palco. Com eles actuaram os Fadomorse e os Porquinhos da Ilda.


Por Mário Ramos


Terminou, no sábado, mais uma Semana Académica organizada pela AAUBI. Com um programa reduzido em relação a edições anteriores, a noite de sábado acabou por ser a que registou o maior número de pessoas. Os Fadomorse, de Trás-os-Montes, grupo que conquistou o primeiro lugar no Festival de Música Moderna organizado pela a AAUBI foram uma das presenças em palco.
Iniciar um espectáculo com estas características é sempre difícil, mas os Fadomorse conseguiram lentamente chamar a atenção das pessoas para a sua música. O grupo apresentou temas que associam algumas tradições nacionais, nomeadamente samplers de Tunas Académicas e Ranchos Folclóricos com a música moderna e as novas tecnologias.
Este concerto permitiu apresentar temas de "Gritar o Fado", o seu álbum antigo, mas também realizar uma pequena apresentação de "Entrudo", o seu novo trabalho que vai estar concluído ainda este ano. Mesmo sem as explosões de euforia que caracterizaram as actuações seguintes, os Fadomorse deixaram uma imagem positiva da sua música e afastaram um pouco o desconhecimento que o público tinha em relação ao seu trabalho. Os problemas técnicos que prejudicaram a actuação dos músicos foram o principal aspecto negativo na actuação dos Fadomorse.

Disparates e alegria

Os Porquinhos da Ilda realizaram um concerto surpreendente. O nome da banda é pouco conhecido, mas dizendo que são os autores do "canguru, diz-me tu, quantos pêlos tens tu no nariz?", a resposta torna-se mais fácil. Os Porquinhos da Ilda conseguiram que o público dançasse e gritasse, no fundo, que se divertisse com o espectáculo. Com óculos fluorescentes e camisas hawaianas, os Porquinhos da Ilda não são para levar a sério nem desejam que assim seja. O vocalista utiliza todo o tipo de palavras para provocar o público e obrigá-lo a saltar, gozar e rir, tudo com um enorme "non-sense". O público delirou e gritou refrãos absolutamente impublicáveis.
A união entre grupo e público permitiu que, num solo do baterista que durou quase cinco minutos, o pavilhão se transformasse numa espécie de tribo, com os espectadores de braços no ar numa postura de devoção incondicional.
Na apresentação dos músicos foi possível observar o humor do vocalista: "Fernando, no baixo, obcecado pelas mulheres com mais de 70 anos. Paulo Norte, na bateria, conquista todas as divorciadas da Serra da Estrela apenas com os pêlos do peito; o nosso baterista, amante secreto do João Baião e, na voz e guitarra, Bárbara Guimarães".
No final despiu-se, deixando a assistência incrédula e em êxtase.

A vez dos Blasted Mechanism

Perante este cenário, a actuação dos Blasted Mechanism tornou-se mais difícil. Tinham necessariamente que preservar o entusiasmo do público sem seguirem, obviamente, o estilo dos Porquinhos da Ilda. E conseguiram-no. Num espectáculo que muitos consideraram "simplesmente genial", os Blasted Mechanism actuaram ao longo de duas horas praticamente sem nenhuma interrupção. Com um guarda-roupa que evidencia o carácter alienígena do grupo, estas personagens bizarras apresentaram os temas do seu novo álbum, "Namaste", assim como algumas músicas antigas. Com a capacidade de pôr toda a gente a dançar, os Blasted terminaram o concerto com um aviso: "the revolution is coming".
Terminados os concertos, Fernando Alvim encerrou a semana académica deste ano com mais uma sessão de DJ.



Balanço da Semana Académica



Ana Cruz, presidente da AAUBI, justificou o reduzido cartaz deste ano: "acho que o balanço é positivo, vai de encontro às nossas expectativas. Temos consciência do reduzido cartaz, mas o nosso orçamento era extremamente pequeno. Numa analogia com o ano passado e o concerto dos Waterboys, confesso que o orçamento deste ano é basicamente o mesmo desse espectáculo", diz Ana Cruz. A presidente salienta a dificuldade em conseguir patrocínios: "as confirmações chegaram tarde o que prejudicou a selecção dos grupos. Há "queimas" por todo o país e muitos grupos estavam já com o calendário cheio. Esta opção está também associada ao trabalho que tivemos ao longo do ano no equilíbrio das contas da associação. Apenas através desta decisão podemos garantir que no próximo ano a Semana Académica estará a um nível financeiro equilibrado".
As paredes do pavilhão da ANIL foram preenchidas com cartazes sobre os problemas que afectam o ensino superior: "Foi a forma encontrada para politizar a Semana Académica. Estamos desiludidos, descontentes em relação a certas medidas que o Governo pretende implementar. Necessitamos de demonstrar que alguns aspectos não estão bem e que temos procurado mudar", concluiu Ana Cruz.