A tradicional serenata deu mais uma vez início à Semana Académica
Semana Académica
À meia-noite ao luar

Apesar da noite fria, foram muitas as "capas negras" que se juntaram no Largo do Calvário, no passado dia 7, para assistirem ao primeiro dia da Semana Académica 2003: a serenata. Uma semana com "um fraco cartaz", na opinião de muitos estudantes mas que o grupo Verdes Anos enriqueceu com a sua actuação.


Por Mari Duarte


"Uma massa muito bonita de gente". Foi assim que Ana Cruz, presidente da AAUBI, se referiu aos cerca de 900 estudantes que presenciaram, na passada quarta feira, a serenata que deu início a mais uma semana académica.
Verdes Anos, uma música de Carlos Paredes, dá nome ao grupo de fados e guitarradas de Coimbra que se apresentou pela terceira vez na Covilhã. "Coimbra tem mais encanto", "Igreja de Santa Cruz", "Verdes Anos", "Calvário", "Ai minha mãe" e "Nasceu uma estrela no Mondego" foram algumas das melodias tocadas por este quarteto. "Já que estamos na Covilhã, tivemos a preocupação de trazer temas relacionados com as Beiras", salienta Gonçalo Mendes, um dos dois elementos que dá voz aos Verdes Anos. Este grupo, constituído na sua maioria por estudantes de Coimbra, formou-se há sete anos e apesar de muito jovem tem um extenso currículo. Já realizaram mais de 300 espectáculos, nos quais se incluem algumas actuações no estrangeiro, nomeadamente em Macau, Japão, Itália e Alemanha.
"Comparar esta serenata com a de Coimbra é impossível", afirma João Martins, um dos guitarristas do grupo, "mas esta foi mais silenciosa". Uma opinião não partilhada por todos os presentes. "Falta um pouco mais de silêncio e respeito pela cultura portuguesa", declara Sandra Reis, finalista de Gestão.
Durante a serenata, a presidente da associação lembrou a luta dos estudantes por um Ensino Superior melhor e pediu um minuto de silêncio.
Apesar da noite fria, os estudantes não arredaram pé e após a actuação dos Verdes Anos a animação continuou junto das barraquinhas de cerveja instaladas no Largo do Calvário.