Por Paulo Galhardo


As tunas da UBI animaram a noite de quinta feira

A passada noite de 8 de Maio, quinta feira, marcou o regresso das tunas às noites académicas bem como o "baptismo" da nova tuna da academia, a "Desertuna". Sendo a primeira a subir ao palco, por volta da uma da manhã, desfilou algumas músicas de cariz popular misturadas com o humor característico destas formações, mas também mostrou que o espírito e a boa disposição são os elementos essenciais para o seu sucesso.
A entrada das "Moçoilas" começou com uma coreografia que imediatamente captou a atenção dos presentes. A prestação da tuna feminina levou ao rubro a audiência com uma actuação muito criativa e sólida.
A noite das tunas não podia ser bem sucedida sem a habitual presença da folia da "Orquestra Académica Já B'Ubi e TôkusCopus". Ela gera uma espécie de empatia com o público que já conhece uma boa parte do seu repertório, o que facilita a participação e a diversão de todos.
No final das tunas e já muito próximo das quatro da manhã, subiram ao palco os desconhecidos Cabeças de Atum. Praticando diversas sonoridades aliadas a muito humor, tocaram versões de músicas nacionais de grande sucesso. Os Cabeças de Atum foram uma agradável surpresa para os que resistiram ao avançar das horas.
O saldo da noite é francamente positivo ainda que não se consigam disfarçar as dificuldades da Associação Académica na realização e promoção do evento, a fraca afluência e um cartaz algo pobre são disso claras evidências.