Departamento de Ciências do Desporto
Ciências do Desporto

Gestão desportiva com novos horizontes

Os alunos têm que ter várias perspectivas para conseguir responder às necessidades dos novos desportos, dos novos mercados. É importante ter aptidão para gerir as actividades desportivas tanto ao nível da prática como da organização das estruturas.


 Por Ana Rodrigues

Estruturas de apoio

Para além da localização geográfica da Universidade (Serra da Estrela), os alunos dispõem de algumas estruturas de apoio:
- Laboratório de Optimização do - Rendimento Desportivo
- Laboratório de Análises Clínicas - Desportivas
- Laboratório de Investigação (SAD) - - Laboratório de Investigação nas áreas de: - Sistemática das Actividades Desportivas - Métodos de Treino Organização e Gestão do Desporto
- Centro de Actividades Desportivas (Com 2 pavilhões polidesportivos)
- CI - Centro de Informática
- Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso:
- Ciências do Desporto: 4 anos lectivos
- Ciências do Desporto (Ramo Ed. Física e Desporto Escolar: 5 anos lectivos

Condições necessárias à concessão do grau:

Ciências do Desporto- 132 unidades de crédito
Ciências do Desporto- Ramo Ed. Física e Desporto Escolar- 143 unidades de crédito e aprovação em estágio pedagógico

Áreas Científicas Obrigatórias:

- Ciências da Saúde - 9.5
- Ciências do Desporto - 72.5
- Gestão - 19.5
- Métodos Matemáticos/Informática - 10.5
- Projecto - 4
- Psicologia - 4
- Sociologia - 3

Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Biologia ou Matemática ou Química ou Física Pré-requisitos: Não são exigidos


Fazer uma formação com qualidade para os diferentes mercados hoje existentes na área desportiva é o objectivo da licenciatura em Ciências do Desporto. Para além dos mercados tradicionais- o desporto federado e o ensino- o curso está especialmente vocacionado para novos ramos que estão em desenvolvimento e aos quais é preciso dar resposta.
São os casos do desporto de turismo, o desporto de lazer, a animação desportiva ou as autarquias, em que é necessário um acompanhamento qualificado. Por isso a aposta faz-se em pessoas com uma cultura vasta e diversificada que se saibam adaptar e estar nas diferentes situações.
Esta licenciatura não se assemelha aos cursos de Educação Física, pois a preparação é para uma coisa completamente diferente. Há uma diferente concepção quanto à estratégia de implantação no mercado.
Um licenciado em Ciências do Desporto pela UBI tem que saber dar aulas, orientar o treino, saber pegar no mercado, fazer a contabilidade, perceber as perspectivas económicas e saber como pegar numa pequena empresa e desenvolvê-la. Os alunos têm que ter uma série de perspectivas e ter a capacidade de analisar e compreender o fenómeno desportivo, com uma metodologia actual e uma sólida capacidade científica.
Num momento em que o desporto já não se limita aos recintos fechados, procura-se que os alunos beneficiem com a proximidade da Serra da Estrela, ao realizar algumas actividades ao ar livre.

Adaptação à nova realidade


Criado no ano lectivo de 95/96, o curso sofreu este ano -02/03- a segunda reestruturação curricular. Uma alteração que se deveu à necessidade de adaptar o currículo aos actuais meios disponíveis e aos objectivos que estão definidos.
A maior mudança deu-se na disciplina de Estudos Práticos, que passou a ocupar um lugar ainda mais preponderante. Nos primeiros quatro semestres analisam-se situações concretas e nos últimos quatro semestres a disciplina dá uma componente de prática pedagógica.
A licenciatura em Ciências do Desporto tem actualmente cerca de 260 alunos e já colocou no mercado de trabalho meia centena. Alguns dos quais a fazer mestrado também neste departamento. Para além dos licenciados que fizeram a formação complementar de Educação Física e Desporto Escolar, e que estão no ensino, há também os que se encontram a gerir a sua própria empresa, outros estão em empresas de desporto outdoor, autarquias ou ginásios.
O curso tem também a ambição de se tornar um importante pólo de produção de instrumentos de trabalho. Nesse âmbito, está na forja um projecto para que seja possível fazer investigação de ponta na operacionalização da motricidade humana no desporto. O outro grande objectivo é concretizar a ideia de um centro de estágios a média altitude, de que os alunos irão tirar benefícios.
A licenciatura em Ciências do Desporto utiliza métodos pedagógicos um pouco distantes dos de outros cursos. É vista numa lógica não tanto de ensino mas mais de aprendizagem. A curto prazo espera-se a ampliação das instalações para que seja possível partir para outros voos.

 

Clique aqui para regressar à primeira página