Por Liliana Machadinha


Nas novas instalações já foram investidos 22 mil euros

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, foi um dos convidados na visita guiada à nova sede do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira (CARCB) que decorreu na passada quinta feira, dia 16.
Com três anos de existência e com cerca de 350 casos de sucesso na recuperação de pessoas alcoólicas, esta associação prepara-se para mudar de instalações. O edifício tem três pisos e "melhores condições de trabalho", diz José Amarelo, presidente do centro.
Carlos Pinto considera esta "associação merecedora de elogios e deve ser apoiada nas medidas do possível". Para José Amarelo, presidente da CARCB, este projecto "é o realizar de um grande sonho, pois torna-se mais fácil ajudar quem precisa".
Até agora foram investidos cerca de 22 mil euros nas novas instalações que conciliam os serviços de administração e direcção, as camaratas femininas e masculinas, sala de convívio e cozinha. Uma parte do mobiliário da casa será oferecida pelo Centro de Alcoologia de Coimbra, sublinha José Amarelo. Segundo o presidente do CARCB "com a nova sede as partes desportiva e cultural podem ser desenvolvidas e dinamizadas mais eficazmente, pois os serviços estarão juntos".
A inauguração ficou agendada para dia 30, pelas 19 horas, como forma de festejo do 3º aniversário do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira.

Duas mil pessoas aderem a encontro

No dia 31 a Covilhã recebe o Encontro Nacional de Alcoólicos Tratados da Zona Centro. Esta iniciativa trará perto de dois mil visitantes à cidade e tem como palco o pavilhão da Anil. Para José Amarelo este encontro é uma "saborosa vitória de reconhecimento". Estarão presentes nesta actividade técnicos de Coimbra do Centro Regional de Alcoologia e a respectiva secção do hospital de Castelo Branco, o Bispo da Guarda e alcoólicos recuperados.
Neste encontro, explica o presidente do CARCB, serão "os alcoólicos recuperados e não os técnicos a falar do que é ser alcoólico. Tenciona-se mostrar o lado da doença na primeira pessoa do singular e as suas consequências no seio familiar". Outro ponto de debate será a criação de uma Federação Nacional de Alcoólicos Recuperados e a questão do associativismo. "As colectividades que não fazem o que deviam devem ser travadas: abandonam o desporto a cultura e incitam ao consumo de álcool", critica José Amarelo.


Projectos já correm



O desporto e cultura sempre foram motivo de preocupação da associação que dirige, diz José Amarelo. Por esta razão o CARCB criou diversos projectos que incentivam o desenvolvimento de actividades neste âmbitos. "Existe já uma equipa de Atletismo, uma de Xadrez e prevê-se a criação de um clube de caminhadas. No campo cultural ainda só existe um grupo de Teatro, mas estão a ser estudadas mais iniciativas". Estes projectos integram a grande aposta do centro: a prevenção. "Desta maneira ajuda-se a que as pessoas tenham uma vida mais saudável e sem álcool", continua. Como prevenir é melhor que remediar, o CARCB encetou uma série de sessões de esclarecimento, principalmente na Covilhã e no Fundão, em escolas e no Estabelecimento Prisional da Covilhã. Um desses projectos foi apelidado de "Viver até aos 100" e tem como objectivo ajudar e esclarecer os idosos sobre os problemas do álcool.