Adesão do público "ultrapassou expectativas"
Autarquia satisfeita com balanço da livraria

NC/Urbi et Orbi


A Livraria Municipal, aberta a 10 de Março de 2003, tem superado as expectativas da autarquia. Segundo Américo Rodrigues, responsável pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara da Guarda, a Livraria Municipal tem dado um grande contributo para a divulgação, não só das obras que a edilidade guardense edita mas também de autores e editores da cidade, ou, de alguma forma, com ela relacionados.
Para aquele responsável, qualquer que fosse a venda representava uma vantagem mas, na realidade, a adesão de público ao espaço "ultrapassou todas as expectativas".
Há muitas pessoas que entram apenas para conhecer a Livraria, algumas por curiosidade, outras para folhearem os livros e lerem ali mesmo pormenores de que andam à procura e outros para adquirir. Estes últimos são em menor número, no entanto, no espaço de um mês a livraria vendeu um número considerável de publicações.
Para o Animador Cultural da autarquia, a Livraria Municipal está a dar "um pequeno contributo", que se revela muito importante, mas na sua opinião deve ser articulado com a divulgação e comercialização, a nível nacional, das edições da Câmara da Guarda. Assim, o Núcleo de Animação Cultural está a desenvolver contactos com redes como a FNAC, e livrarias de referência de Lisboa, Porto e Coimbra, para alargar a venda das obras editadas pela autarquia.
Embora conscientes de que há muitas dificuldades em promover o livro e a leitura, os responsáveis por aquele espaço apostam em "sistemas apelativos" como por exemplo o destaque da semana que coloca em relevo as obras mais recentes.
A Livraria Municipal da Guarda, localizada no edifício da Câmara, funciona das 14 às 18.30 horas.