Castelo Branco
Feira oferece formação e emprego

Os alunos de várias escolas do distrito tiveram oportunidade de contactar de perto com o que podem vir a fazer no mundo do trabalho. Durante três dias, o Salão de Exposições do NERCAB acolheu a Feira de Formação Vocacional.

Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Tendo em vista uma estratégia regional de informação escolar e profissional, o Centro da Área Educativa (CAE) de Castelo Branco, realizou, de quinta, 8, a sábado, 10, no Salão de Exposições do NERCAB, uma
Feira de Formação Vocacional, que teve como objectivo permitir aos alunos e famílias um contacto privilegiado com a oferta formativa.
Maria Clara Moreira, coordenadora-adjunta do CAE lembra que quando a
Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) lançou este desafio "foi com entusiasmo que organizámos um grupo de trabalho, por sentir que caminhávamos ao encontro das necessidades das escolas, encarregados de educação e alunos que no final do 9º ano, têm que fazer uma opção escolar que mais tarde lhes permitirá a entrada no mercado de trabalho a médio ou a longo prazo".
Apresentar aos jovens a oferta formativa após o Ensino Básico e Secundária, segundo a adjunta do CAE, "afigurou-se-nos uma tarefa necessária e aliciante, sempre numa perspectiva de complementaridade relativamente ao trabalho desenvolvido pelas escolas e em sintonia com as suas preocupações, sendo necessário que os alunos se consciencializem da multiplicidade de ofertas existentes ao nível das escolas secundárias que oferecem diferentes cursos gerais e tecnológicos das escolas profissionais e dos centros de formação, vocacionados para a inserção no mercado de trabalho".
Maria Clara Moreira, salienta que esta iniciativa pretende apresentar
diferentes percursos escolares que se iniciam ao nível do Ensino Secundário, isto é, aqueles que conduzem a entradas mais rápidas no mercado de trabalho pela vias profissional, ou aqueles que pela sua especialização, encaminham o aluno para o Ensino Superior e implicam uma entrada mais tardia no mundo profissional".

Educação, formação e emprego juntos

Benjamim Rafael, director do NERCAB, refere que com a realização deste
tipo de feiras, que junta a educação, formação e emprego, os alunos podem "partilhar as suas experiências e cada um diga das suas necessidades e competências para resolver o problema do desenvolvimento das regiões e do País".
Por seu turno Arnaldo Brás, vereador na Câmara Municipal de Castelo Branco, sublinha que este evento "é um acontecimento inédito na cidade, já que a vocação dos jovens é uma questão que tem estado algo esquecida no nosso ensino e são estas iniciativas que têm importância no sentido de contribuir para evitar esse esquecimento".
O director-regional adjunto da DREC, Mestre Vicente Figueiredo lembra que a feira "é um momento de troca, de venda, compra e um espaço de convívio e de actividades lúdicas, em que os alunos vêm à procura de alguma coisa, nomeadamente comprar sonhos ou a vender ilusões, mas vêm sobretudo conviver". Por outro lado, este responsável revela que um dos objectivos da iniciativa tinha a ver sobretudo com "a informação e o apoio que nós devemos dar à família". "Os alunos logo no final do 6º ano começam a sentir dificuldades sobre o percurso escolar que devem seguir e muitos deles ficam em dúvida". Dentro deste parâmetro, o director-adjunto da DREC é peremptório: "Claro que existem sempre os curriculos alternativos, só que estes nem sempre dão respostas às necessidades dos alunos".
Já por seu turno, Maria Manuel Nogueira, em representação do Governador Civil, congratulou-se por este evento na cidade albicastrense, elogiando o papel preponderante do CAE e de outras entidades "pelo empenho e esforço em trazer para a capital do distrito uma feira desta natureza".