Centenas de pessoas assistiram à cerimónia
Benção das Pastas 2003
Fitas voltam a colorir cidade

No mesmo dia em que os finalistas participaram na Benção das Pastas, os licenciados do ano passado regressaram à UBI para receber os seus diplomas. Para muitos a data marca a partida, para outros o recordar dos tempos de estudante.


Por Catarina Rodrigues


O Jardim de Nossa Senhora da Conceição, em Santo António, foi mais uma vez palco da tradicional Benção das Pastas. No último sábado, cerca de 400 alunos participaram na cerimónia presidida por D. António dos Santos, Bispo da Guarda. Centenas de pessoas, entre familiares e amigos, assistiram ao evento que anuncia o final da vida académica para os finalistas do ano lectivo 2002/2003.
As fitas correspondentes às várias licenciaturas deram um colorido especial à festa em pleno dia de sol. O Bispo da Guarda recebeu das mãos dos alunos um símbolo referente a cada curso. Um momento carregado de emoção onde os estudantes falam sobre as suas experiências na Universidade da Beira Interior, na Covilhã e nas expectativas para o futuro.

[ver fotografias]


Licenciados recebem "canudo"

Foram entregues 150 diplomas de curso e 30 de mestrado

No discurso proferido durante a cerimónia de entrega dos diplomas aos licenciados, Manuel Santos Silva, reitor da UBI, lembrou a importância destes quadros para o desenvolvimento da região e do País.
O anfiteatro das Sessões Solenes foi o local escolhido para a realização desta cerimónia. Foram entregues 150 diplomas de curso e 30 de mestrado referentes ao ano lectivo 2001/2002.
Santos Silva aproveitou para lembrar que "em dois anos consecutivos a UBI foi a universidade mais procurada no interior de Portugal". A estratégia seguida pela instituição tem sido a "fixação de um corpo docente qualificado", sublinha o reitor. A Universidade da Beira Interior tem actualmente cerca de 5300 distribuídos por 30 cursos de licenciatura, 27 de mestrado e 24 ramos de doutoramento.
Outra das preocupações da instituição tem sido a de proporcionar aos novos licenciados a oportunidade de complementarem a sua formação académica e promoveram a inserção no mercado de trabalho. Nesse domínio Santos Silva enalteceu o papel do Gabinete de Estágios e da divulgação de empregos por parte de antigos alunos aos seus colegas.
Numa altura em que se fala do aumento das propinas o reitor voltou a frisar que o valor das mesmas deve ser fixado pelo Governo e não pelas instituições como se tem vindo a anunciar. "A regulamentação deve ser assumida pelo Ministério d Ciência e do Ensino Superior, evitando discriminações, por via financeira, de cursos e instituições", ressalva.
Por outro lado, Santos Silva considera que "o orçamento destinado a bolsas deve crescer e os respectivos fundos disponibilizados atempadamente". Apesar de considerar que as bolsas devem ser asseguradas pelo Estado, o reitor defende a criação de bolsas empréstimo "com taxas de juro muito baixas e com bonificações em função do sucesso escolar, a serem reembolsadas com o rendimento do trabalho após o final do curso". Neste domínio o reitor revelou que na próxima quinta feira será assinado um protocolo entre a UBI e uma instituição bancária.