Um método de síntese inédito foi apresentado nestas provas de Doutoramento

Amélia Rute dos Santos prestou provas de Doutoramento no passado dia 14 de Maio. "Síntese, Caracterização Estrutural e Estudo de Propriedades Físico Químicas de Ferrites do Tipo Espinela Nanoferrites de Manganês, Cobalto e Cobre", foi o título da tese apresentada.
O tema deve-se essencialmente a dois métodos de síntese a baixas temperaturas de cristais de ferro. Segundo Amélia Santos, que é assistente no Departamento de Química da UBI desde os finais da década de 90, "uma das sínteses é inédita".
A investigadora considera que "a nível de manifestação de cristais e preparação de materiais cristalinos em tempos pequenos é óptimo poder trabalhar a temperaturas baixas". No final do trabalho Amélia Santos sublinha que aprendeu muito ao longo de estudo e não tem dúvidas que quer continuar.
O júri das provas de doutoramento foi constituído por Fernanda Abreu Costa, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Maria Isabel Ferra e João Queiroz, professores associados da Universidade da Beira Interior.
Maria Helena Garcia e Maria Helena Mendonça, professoras associadas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foram as arguentes da prova.