Um dos temas em debate foi a ligação do curso ao meio empresarial
Conferências de EPGI
Estudantes de Engenharia da Produção preocupados com o futuro

Os estudantes de Engenharia representam uma grande parte do futuro sector industrial. Nestas conferências foram identificados os problemas que afectam a indústria no interior do país e seu reflexo nas saídas profissionais.


Por Sandra Pinho


Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio decorreu o ciclo de conferências Negócios, Engenharia e Indústria (NEI), no bloco VIII da Universidade da Beira Interior (UBI). Os temas abordados foram: EPGI e o Meio Envolvente, Indústria 2003 e Portugal Industrial. Este evento foi organizado pelo Gabinete de Eventos do Núcleo de Estudantes de Engenharia da Produção e Gestão Industrial (GE-UBINEP).
No primeiro dia, subordinado ao tema EPGI e o Meio Envolvente, debateram-se questões como a divulgação do curso na UBI e o debate acerca dos problemas existentes nesta licenciatura, nomeadamente a questão dos conteúdos programáticos e o decréscimo do número de alunos que procuram este curso. Foi ainda salientada a necessidade de estabelecer uma ligação mais forte entre a UBI e as empresas, colocando os alunos de EPGI em contacto com o meio empresarial. Carla Cruz, uma das organizadoras, afirma que "a intenção é que se comecem a estabelecer mais laços entre alunos e empresas, visto ser benéfico não só para os estudantes mas também para os empresários, pois acedem a mão-de-obra mais qualificada".
Outro dos temas abordados foi o perfil que um Engenheiro de EPGI deve ter para ir de encontro às necessidades da Indústria. O primeiro dia terminou com a apresentação de projectos realizados por alunos deste curso.
No segundo dia de trabalhos o tema foi a Indústria 2003. No painel Promoção, Criação e Desenvolvimento da Indústria no Interior sublinhou-se a falta de apoios para as empresas industriais do interior, e apontaram-se as medidas que poderiam ser postas em prática para o estabelecimento de novas empresas. A questão da produtividade e da competitividade em Portugal e na Europa foi outro dos assuntos em destaque: durante a sessão foram estabelecidas comparações entre vários sistemas de organização e gestão de empresas.
O último dia foi totalmente dedicado à questão Portugal Industrial. O papel das pequenas e médias empresas (PME's) em Portugal e sua revitalização e expansão foram objecto de uma profunda análise. Os trabalhos foram encerrados com uma discussão que girou em torno da potenciação da produtividade, captação, formação e motivação de recursos humanos.
Segundo a organização, as conferências cumpriram o seu objectivo principal: Fomentar a troca de conhecimentos, experiências e opiniões entre estudantes de engenharia e empresários.