Segundo Sofia Mendes os professores deveriam ter formação específica para leccionar a disciplina de Educação Sexual

Sofia Mendes professora na Escola do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclos do Teixoso prestou provas de mestrado na UBI, no passado dia 14 de Maio. "Atitudes dos professores face à Educação Sexual" foi o tema da tese apresentada.
Para a realização do trabalho, Sofia Mendes estudou o caso concreto da escola onde trabalha ao longo do ano lectivo 2001/2002. A professora concluiu que a maioria das pessoas considera que a Educação Sexual deve ser dada na escola. No entanto, cerca de metade dos professores ainda não se mostra disponível para leccionar esta disciplina.
A falta de formação na área é um dos principais factores apontados para esta situação. Sofia Mendes considera por isso que "é necessário apostar fortemente neste domínio". Na Escola do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclos do Teixoso ainda não é leccionada Educação Sexual, mas Sofia Mendes defende que a disciplina deve ser incluída no processo educativo. A professora considera que a tarefa de formar os jovens nesta área não cabe só à escola. "Responsabilizar a família é fundamental", sublinha.
A tese apresentada valeu a Sofia Mendes a atribuição de um Muito Bom. O júri da prova foi constituído por Manuel Loureiro e Maria de Fátima Simões, professores associados da UBI e Ernesto Martins, professor adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, também arguente da prova de mestrado.