Construção do novo cemitério não reúne consenso
Propostas contestam decisão da Câmara


A Assembleia de Freguesia da Conceição reunida na passada sexta feira, 23, aprovou duas propostas contra a decisão da autarquia covilhanense em construir o novo cemitério na zona da Corredoura, junto à Adega Cooperativa da Covilhã.
O PS apresentou uma proposta que defende a localização do cemitério na Quinta do Pedregal, junto ao Covelo. A ideia já tinha sido defendida pelo socialista Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia da Conceição, que voltou a reafirmar a sua posição na Assembleia. O terreno na Quinta do Pedregal oferece, segundo Martins, "melhores condições para a construção". A moção foi aprovada com seis votos a favor do PS, um voto contra do PSD e quatro abstenções.
Também a bancada independente apresentou uma proposta que pretende a inclusão da zona do Pedregal na discussão pública que está a decorrer. Segundo João Morgado, da bancada independente, "não há justificação para a eliminação deste terreno como possível localização do cemitério". A moção foi aprovada com dois votos a favor e nove abstenções.
Paulo Rosa, do PSD considera que este processo é "demasiado complexo" e acrescenta a necessidade de "um esclarecimento total para que as pessoas se possam expressar com clareza".