A estrutura da Ponte Nova vai ser alvo de uma peritagem
Caria
Segurança da Ponte Nova vai ser avaliada



Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A Ponte Nova, em Caria, vai ser, finalmente, alvo de uma peritagem. A avaliação do estado da estrutura foi adjudicada ao "Eng. Luciano Lobo". A empresa individual tem agora, de acordo com o vereador socialista na Câmara da Covilhã, Miguel Nascimento, quatro meses para apresentar um estudo. O próprio manifesta-se satisfeito, uma vez que e depois de um "processo algo lento e burocrático", "finalmente vamos avaliar de se facto há ou não perigosidade de circulação naquela ponte".
A Ponte Nova voltou à ordem do dia depois do despiste de um veículo ligeiro que transportava seis pessoas, no dia 3 de Novembro do ano passado. O acidente levantou questões relacionadas com a segurança naquela via, de modo que esta peritagem tem como principal objectivo avaliar essa condição. O único vereador da oposição na Câmara da Covilhã "agarrou" desde então o assunto, tendo vindo sistematicamente a questionar a maioria social-democrata sobre isso. "Os autarcas têm que ter a certeza para poderem dizer aos cidadãos do concelho e a todos os que circulam naquela via de que a mesma não representa perigo para a sua integridade física", sublinha Nascimento.
No entanto, já antes da abertura deste concurso, que encarrega agora a empresa "Eng. Luciano Lobo" de proceder a essa avaliação, outras propostas de peritagem à Ponte Nova tinham dado entrada na autarquia. Um desses estudos partiu do Departamento de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior, na altura considerado "demasiado caro" pelo presidente do município Carlos Pinto. Ficou então decidido, na reunião de câmara do dia 17 de Janeiro que os Serviços Técnicos da edilidade deveriam pedir peritagens a outras entidades.
A Ponte Nova, que faz a ligação entre a Covilhã e Caria, no concelho de Belmonte, apesar do nome, é uma estrutura centenária, tendo apenas uma única e estreita faixa de rodagem. Para além da idade, é conhecida pela curva apertada que tem a meio do tabuleiro. Características postas mais em destaque quando, actualmente, a via é utilizada com maior frequência, já que serve de acesso da Estrada Nacional 18 à Auto-Estrada da Beira Interior, entre Caria e a Guarda.