Os covilhanenses terão oprtunidade de assistir à ópera de Verdi

"La Traviata" do italiano Giuseppe Verdi sobe ao palco do Teatro Cine na Covilhã, nos próximos dias 30 e 31 de Maio. A ópera dividida em três actos é uma produção da Fundação Cupertino de Miranda com direcção musical de José Ferreira Lobo e encenação de Tim Coleman. O espectáculo será acompanhada pelo som da Orquestra do Norte e pelo coro da Fundação Cupertino de Miranda.
Tinuke Olafimihan desempenhará o papel de Violetta Valéry, uma cortesã. Tim Evans Jones será Alfredo Germonte, o jovem apaixonado por ela, e Luís Rodrigues estará na pele de Giorgio Germont, pai de Alfredo. No palco marcarão presença muitas outras personagens numa história que se passa no ano de 1700.
A ópera de Verdi é baseada no romance "La Dame aux Camélias" de Alexandre Dumas. Foi estreada a 6 de Março de 1853 no Teatro de La Fenice, em Veneza. Mas nesse dia a ópera foi um fiasco, uma situação que se inverteu passados14 meses com um espectáculo que curiosamente também teve lugar em Veneza. Pouco tempo depois foi levada à cena em Roma, Nápoles, Bolonha e outras cidades italianas. Nos dois anos seguintes, "La Traviata foi apresentada em Londres, Paris, Madrid, Lisboa e Moscovo.
Giuseppe Verdi, nasceu em 1813 e é considerado o mais importante compositor de óperas do século XIX. O artista italiano foi consagrado em toda a Europa como o que melhor representou o "espírito nacional do seu povo".
O espectáculo de autoria de Verdi chega agora à Covilhã na sequência de um protocolo estabelecido, no passado mês de Abril, entre a autarquia e a Fundação Cupertino de Miranda (FCM), de Famalicão, entidade que apoia a Orquestra do Norte. A FCM traz ainda à cidade a ópera "Don Pasquale" de Donizetti, nos dias 21 e 22 de Novembro.