Projecto é considerado de grande qualidade pelo Ministério da Educação
Zéthoven editado na Dinamarca


O projecto Zéthoven foi considerado de "grande qualidade pedagógica" pelo Departamento do Ensino Básico do Ministério da Educação, após uma análise de vários CD's infantis. O mesmo departamento, segundo um comunicado da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), aponta ainda a sua "utilidade como suporte para o trabalho dos professores", referindo que "os temas e as canções abrangem temas e assuntos que vão de encontro aos interesses desta faixa etária, utilizando uma linguagem simples e adequada".
A par deste reconhecimento surgiu também uma proposta da editora dinamarquesa "ELAP" para a edição de um CD Zéthoven em versão dinamarquesa, a ser editado neste país. O CD deverá ser gravado com crianças dinamarquesas, mas mantém-se a dúvida se a Orquestra será dinamarquesa ou a Orquestra Clássica da Beira Interior. Para acertar este e outros pormenores, Luís Cipriano, director da ACBI, desloca-se a Copenhaga no próximo mês.
Também a Câmara Municipal de Olhão reconheceu o valor educacional do projecto, passando este a figurar no museu da cidade "como exemplo pedagógico-musical", acrescenta o comunicado.
A ACBI lamenta que, a par da evolução do projecto fora do concelho, "o mesmo não seja apoiado pela Câmara da Covilhã, e que tenha sido afastado das escolas da cidade, impedindo assim as crianças da Covilhã de usufruírem do mesmo", sublinha.