A FEBI recebeu muitos visitantes que procuram ingressar no mercado de trabalho
AAUBI promove contactos com empresas
Feira combate o desemprego

O aumento de jovens licenciados desempregados é uma realidade. Foi a pensar neles que a Associação Académica da UBI organizou esta Feira. Pretendeu-se o intercâmbio de conhecimento e experiências de alunos e empresas de recursos humanos.


Por Sandra Pinho


A Feira de Emprego da Beira Interior (FEBI), teve lugar na Sala de Exposições do Bloco das Engenharias da UBI, nos dias 21, 22 e 23 de Maio. Esta iniciativa foi um meio de promover o contacto directo entre jovens licenciados desempregados, finalistas e o público em geral com as empresas.
A FEBI foi organizada pela Associação Académica da Beira Interior (AAUBI) com o objectivo de promover e divulgar as empresas e as possibilidades de emprego existentes na zona interior do País, e dar oportunidade às entidades empregadoras de estabelecerem protocolos de cooperação com os gabinetes de saídas profissionais da UBI e Institutos Politécnicos da Guarda e Castelo Branco.
Segundo Rui Reis, um dos organizadores deste evento, "a conjuntura económica que vivemos no momento não é a mais favorável. Por outro lado, estamos num distrito onde a taxa de desemprego é galopante e assustadora, pelo que a AAUBI decidiu organizar esta Feira para dar uma oportunidade às pessoas que não têm trabalho". Relativamente ao funcionamento do certame, Rui Reis explica que "os interessados devem entregar o seu Curriculum Vitae junto de uma empresa de recursos humanos num dos stands, procurando assim, várias alternativas para a sua inserção no mercado de trabalho".
As empresas de recursos humanos convidadas a estar nesta feira, trouxeram consigo uma base de dados de empregos e estágios que serviram a cada participante à medida dos currículos apresentados.
Para além dos stands com as empresas de recursos humanos, a AAUBI realizou também conferências. Uma delas foi "Emprego nas tuas mãos" e a outra "Aprender a elaborar um curriculum vitae" esclarecendo assim as dúvidas aos interessados. A Associação preocupou-se também em oferecer aos presentes pequenas animações e espectáculos que incluíram o teatro, a música e as artes plásticas, numa dinâmica que pretendeu unificar a temática proposta.