Conferência de encerramento do projecto INOBEIRA
Criação de empresas e espírito empreendedor


Inovação, Empreendedorismo e Criação de Empresas" é o tema da conferência de encerramento do projecto INOBEIRA. A iniciativa decorre hoje, 27 de Maio, a partir das 10 horas, no anfiteatro 8.1, no edifício das Engenharias da UBI.
"A Universidade e o meio envolvente" é o título do discurso de Manuel dos Santos Silva, reitor da UBI, pelas 10h30. Segue-se a comunicação de Augusto Mateus, presidente do Instituto de Formação Empresarial Avançada, sobre "Reflexões sobre a modernização da Economia Portuguesa com vista ao estímulo do Empreendedorismo".
Bibiana Dantas, directora do Centro Português de Inovação, analisa a "Transferência de Tecnologias na criação e modernização de Empresas", pelas 11h45. O presidente da Agência de Inovação, Emídio Gomes, explica os "Novos incentivos à dinamização de empresas inovadoras", pelas 12h15.
Inovação, criação de empresas, projecto INOBEIRA, interactividade entre a justiça e a economia são os assuntos em debate, no período da tarde. Os oradores são Helena Duarte, directora de Inovação no Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, Francisco Murteira Nabo, presidente da Associação Empresarial para a Inovação, Cardona Ferreira, Presidente do Conselho de Acompanhamento dos Julgados de Paz, e João Carvalho, director-geral do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior.
O projecto INOBEIRA é uma iniciativa do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior, instituição que integra uma rede de centros de inovação empresarial na União Europeia. Os objectivos do INOBEIRA eram mobilizar novas ideias e novos empresários, bem como apoiar o associativismo e a informação empresarial.
Durante a conferência serão entregues prémios aos participantes no concurso Ideia Activa, promovido no âmbito do projecto INOBEIRA. No concurso Ideia Activa, todos os concorrentes recebem um prémio de participação. Os cinco primeiros classificados são contemplados com prémios monetários que variam entre os 2500 e 750 euros.