Departamento de Engenharia Electromecânica
Engenharia Electromecânica

"Formação de sucesso"

Os responsáveis do curso congratulam-se em saber que os seus licenciados encontram um panorama de pleno emprego.

 Por Daniel Sousa e Silva

Estruturas de apoio



- Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Máquinas Hidráulicas
- Laboratório de Mecânica dos Materiais
- Laboratório de Materiais
- Laboratório de Electrotecnia, Máquinas Eléctricas e Electrónica de Potência
- Laboratório de Controlo de Sistemas e Automação
- Laboratório de Termodinâmica e Transmissão de Calor e Energética
- Laboratório de Projecto e Sistemas de Representação
- CI - Centro de Informática
- Biblioteca



Estrutura curricular


Duração do curso: 5 anos lectivos

Condições necessárias à concessão do grau :
- 175 unidades de crédito



Áreas Científicas Obrigatórias:


- Economia e Gestão - 6.5
- Electrotecnia e Electrónica - 42
- Física e Química - 14
- Informática, Automação e Controlo - 24.5
- Matemática - 21
- Mecânica e Termodinâmica - 52
- Projecto - 8



Condições de acesso:


Provas Específicas:
- Matemática e Física ou Matemática e Química ou Geometria Descritiva e Matemática



"A licenciatura sempre se revelou virada para formar engenheiros de excelente qualidade, muito apreciados no mercado de trabalho", diz Sílvio Mariano, presidente do Departamento de Engenharia Electromecânica. É um caso singular de sucesso na UBI. Os 217 engenheiros formados desde o início do curso, em 1998, conseguiram fixar-se, na sua totalidade, no mercado de trabalho.
Ao dispor dos 132 alunos dos cinco anos da licenciatura estão alguns dos maiores laboratórios da UBI, como o laboratório de Mecânica dos Fluidos com o seu gigantesco tanque. O mercado actual exige profissionais com conhecimentos abrangentes, por isso o perfil do engenheiro electromecânico é lato. O futuro engenheiro fica preparado para responder nas áreas da manutenção, produção, electrotecnia e mecânica. Tendo o mercado português, em pequenas e médias empresas, como objectivo principal, o engenheiro electromecânico da UBI está também preparado para trabalhar nas grandes empresas mundiais. Sílvio Mariano elucida que "há casos de ex-alunos a trabalhar em grandes empresas como a Siemens".
Em 1997, a licenciatura foi acreditada pela Ordem dos Engenheiros. No ano seguinte, a UBI criou as licenciaturas de Engenharia Electrotécnica e Engenharia Mecânica, algo que, para Sílvio Mariano, "não veio desvirtuar o curso de génese do Departamento". O responsável explica que "as outras licenciaturas têm especificidades diversas das áreas leccionadas em Engenharia Electromecânica" e aponta a conciliação das duas vertentes do curso como uma mais-valia.
O carácter híbrido do curso diferencia-o de qualquer outro existentes nas universidades públicas portuguesas. A intersecção de áreas ditas "clássicas" dá-lhe versatilidade e polivalência de saberes.
A investigação é um dos aspectos mais relevantes da licenciatura. Os finalistas realizam trabalhos finais de curso que são pesquisas, de certa forma, inovadoras. Dos muitos projectos em andamento, destacam-se a criação de serviços e aplicações multimédia em ambientes hospitalar, universitário e urbano, o desenvolvimento de bancos de ensaios de motores térmicos de baixa potência e dimensionamento e análise de um sistema de transporte com levitação magnética.

 

Clique aqui para regressar à primeira página