O Teatro Cine volta a acolher a exibição de cinema alternativo
Depois de uma reunião entre Cine Clube e autarquia
Cinema regressa ao Teatro Cine

A programação para o mês de Junho está assegurada. Para o futuro prevê-se a assinatura de protocolos de colaboração entre o Cine Clube e a Câmara da Covilhã.


Por Catarina Rodrigues


A exibição de cinema regressou ao Teatro Cine no passado domingo, 1 de Junho. Após a reunião entre o Cine Clube da Beira Interior (CCBI) e a Câmara Municipal da Covilhã, realizada a 26 de Maio, ficou assegurada a programação para todo o mês. O encontro pôs fim a três meses sem cinema na sala do Teatro Cine devido a divergências entre a autarquia e a antiga direcção do CCBI, que acabou por se demitir por discordar da política cultural desenvolvida pela Câmara da Covilhã.
Frederico Lopes, actual presidente do CCBI, explica que a Câmara está por isso "muito cautelosa e o protocolo que o Cine Clube pretende assinar durante este mês não será fácil de conseguir". O responsável teve oportunidade de apresentar o plano de actividades da associação à autarquia que se mostrou interessada. "Sobretudo no que respeita às acções de formação que se pretendem realizar com jovens estudantes do concelho da Covilhã e de toda a região", explica Frederico Lopes.
"A Viagem de Chihiro", de Hayao Miyazaki foi o filme que deu início às sessões Cinefamília, uma iniciativa que o Cine Clube pretende continuar em todas as tardes de domingo. Os mais novos poderão ainda ver "O Planeta do Tesouro" de John Musker e Ron Clements, no dia 8, "Pinóquio, de Roberto Benigni, no dia 15, "O Livro da Selva 2", de Steve Trenbirth, no dia 22 e "Cartoons" no dia 29.
"O Judeu" de Jom Tob Azulay é o filme em exibição a partir de hoje, terça feira, 3 até ao próximo dia 9. Podem ainda ser vistos filmes como "Bowling for Columbine", de Michael Moore, "Nos Meus Lábios", de Jacques Audiard, "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, "Joana a Louca", de Vicente Aranda e "A Residência Espanhola", de Cédric Klapisch. Na sala do Teatro Cine será exibido um filme comercial por mês, a cargo da Câmara da Covilhã. O primeiro a ser integrado nesta série é o filme "X-Men 2", de Brian Singer a ser exibido entre os dias 21 e 26.
Projectos não faltam ao CCBI que ambiciona realizar diversas actividades ao longo do ano. Para além das sessões Cinefamília, nas tardes de domingo, a associação prevê ainda a realização de cursos de Verão dirigidos aos mais jovens e a continuação do cinema alternativo. Para o final do ano estão programados o Festival Teleciência e o Digital Film Festival.