Por Catarina Rodrigues


Joaquim Diabinho (à esquerda) e Luís Cassapo, membros da organização

"O Bom Ladrão" de Neil Jordan, com Emir Kusturika e Nick Nolte é o filme que dá início à 12ª Semana do Cinema Europeu da Covilhã na próxima sexta feira, 6. A iniciativa é organizada pelo INATEL e pretende promover a cultura cinematográfica do velho continente.
A edição deste ano vai retomar "A escola vai ao cinema" e conta com a realização de um workshop orientado pelo cineasta José Nascimento, que já esteve na edição realizada há dois anos atrás. Trata-se de uma formação sobre a "Elipse no Cinema" destinada a dez estudantes com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos. Segundo Luís Cassapo, um dos responsáveis pela organização, "esta é uma forma de valorizar a área do cinema e do audiovisual".
A 12ª Semana do Cinema Europeu da Covilhã conta com extensões em Penamacor, Fundão e Sertã. Segundo Joaquim Diabinho também membro da organização este alargamento constitui uma mais valia para o evento. "Penamacor e Sertã são locais onde nunca se tinha realizado uma iniciativa deste género", refere acrescentando que "Penamacor não tem sequer sala de cinema". Deste modo está prevista a presença de um público mais alargado. A pensar nisso será exibido, no Cine Casa do Povo em Penamacor, o filme francês "Uma andorinha fez a Primavera" de Christian Carion. Joaquim Diabinho explica que esta é uma película adequada à localidade uma vez que é "um filme rural de certo modo ligado às vivências da terra".
Os filmes portugueses vão estar em destaque. "A mulher que acreditava ser presidente dos Estados Unidos" de João Botelho, "A Selva" de Leonel Vieira e "Esquece tudo o que te disse" são películas a ser exibidas. "Esta é uma forma de mostrar o cinema português que muitas vezes não chega à Beira Interior", frisa Diabinho. Leonel Vieira marcará presença na Sertã dia 7 e em Penamacor no dia 8 para um debate que se seguirá ao filme "A Selva" rodado no Brasil.

Filmes premiados podem ser revistos

A organização não esconde que gostaria de ter uma programação mais vasta mas "por razões de conveniência da organização isso não foi possível". Joaquim Diabinho explica que "algumas expectativas, nomeadamente a nível de apoios do ICAM [Instituto de Cinema Audiovisual e Multimédia] não se traduziram na prática". Este ano e ao contrário de edições anteriores não se verifica um alargamento a Castelo Branco e a Idanha-a-Nova. Uma situação que se deve ao facto das salas de cinema nesses locais estarem em obras ou destinadas a outros efeitos.
A semana dedicada ao cinema feito na Europa repõe ainda alguns filmes premiados como "Fala com Ela", do espanhol Pedro Alomodóvar e "O Pianista" de Roman Polanski, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2002. Serão ainda exibidos "O Homem sem passado", O Adversário", "O Filho", "O Olhar da Morte" e "Nas Costas do Diabo". Os mais novos poderão ver "O Pinóquio", "Socorro, sou um peixe" e "1492 - Cristovão Colombo".
O investimento na realização desta iniciativa ronda os 15 mil euros. Para o próximo ano a organização vai tentar criar uma certa competitividade entre os filmes exibidos uma vez que o público poderá votar. A cinematografia alemã e sueca poderá também marcar presença. Para este ano as perspectivas são "boas" e a organização acredita "no sucesso da iniciativa". Luís Cassapo agradeceu o apoio do Grupo Irmãos Costa Pais e a colaboração das Câmaras Municipais da Covilhã, Penamacor e Sertã.


[ver programa geral]