Fundão
Feira de Ciência no Multiusos

NC/Urbi et Orbi


David Justino, ministro da Educação, deverá marcar presença na I Mostra de Ciência da cidade, que se realiza no Pavilhão Multiusos entre 5 e 8 de Junho. Esta iniciativa é organizada em parceria pela Câmara Municipal e pela Escola Secundária da cidade, e deverá contar com 48 stands e espaços temáticos.
Trata-se de uma mostra onde será privilegiada a apresentação pelos alunos de actividades e trabalhos desenvolvidos no âmbito das disciplinas de ciência, física, química, biologia, geologia, educação física, geografia, informática, electricidade, electrónica, matemática, serviço de psicologia e orientação. Pretende-se que o certame seja interactivo, de modo a que os visitantes possam manipular, experimentar e intervir. Segundo a Escola, um dos objectivos do projecto é "tentarmos deixar de estar confinados ao nosso espaço usual acrescentando, à abertura das nossas portas, a saída da escola para um encontro com a comunidade".
A abertura da mostra está marcada para dia 5, pelas 10 horas, com uma mostra de trabalhos. À tarde, pelas 15 horas, haverá uma palestra sobre "A ciência na perspectiva de quem a faz", no auditório do Complexo Escolar. Ao longo dos quatro dias haverá outros temas em abordagem, como os problemas éticos na prática científica, e a realização de comunicações orais de pessoas que exercem cargos no sector da ciência mas que já passaram por aquela escola. Paralelamente, a Secundária está a realizar um ciclo de cinema e um concurso de fotografia, bem como exposições. No Multiusos estarão instalados telescópios, o que irá permitir aos visitantes que possam observar corpos celestes.