Castelo Branco acolheu a reunião de todos os Governadores Civis do País
Castelo Branco
Cinco aviões e um helicóptero combatem incêndios no distrito


Cinco aviões, dois deles na Covilhã, e um helicóptero. São estes os meios aéros para fazer face aos incêndios florestais, este ano, no distrito. A época de prevençãõ, essa, foi alargada em quinze dias.


Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Cinco aviões e um helicóptero. São estes os meios aéreos com que o Governo contempla a região nesta época de incêndios. O "heli" ficará na Pista das Moitas e dois dos aviões situados no aeródromo da Covilhã.
O anúncio foi feito na sexta feira, 23, em Castelo Branco, pelo ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, após uma reunião que juntou todos os governadores civis do País. Este ano, o período de prevenção de incêndios será reforçado em 15 dias, com início a 15 de Junho e prolongando-se até final de Setembro. As áreas florestais portuguesas serão vigiadas por 3600 efectivos e haverá também um aumento de 300 vigilantes face a 2002. Quanto aos grupos permanentes de vigilância e protecção serão mais 45 e, nesta batalha que todos os anos afecta as florestas portuguesas, também a GNR ajudará, com um patrulhamento reforçado às zonas onde no Verão passado houve sinais de actuação criminosa.
Segundo Figueiredo Lopes, todo o planeamento foi efectuado com "rigor" e partindo da análise das áreas onde houve "maior número de floresta ardida". Recorde-se que, segundo dados da Direcção Geral de Florestas, o distrito de Castelo Branco, em termos de área ardida, foi o mais flagelado, com 19678 hectares consumidos pelas chamas. A região agrária da Beira Interior (Castelo Branco e Guarda) foi a que mais sofreu, com 35518 hectares a serem queimados. E a principal incidência teve como pano de fundo a Serra da Estrela, também ela completamente afectada pelas chamas. Daí privilegiar-se a Covilhã com dois aviões.