A nova infra-estrutura promete atrair mais pessoas à região
Secretário de Estado do Turismo inaugura nova atracção
Beira Interior já tem campo de golfe

Um campo de golfe é a nova atracção turística da região. Situado na localidade de Gaia, no concelho de Belmonte, o "Quinta da Bica - Academia de Golfe" é um local onde as pessoas poderão jogar golfe, descansar e tirar partido de todo o espaço verde envolvente. Dividido em várias fases, o projecto estará totalmente concluído em 2005.


Por Andreia Reis


"A possibilidade de jogar golfe é fundamental para atrair novas pessoas para a região". É desta forma que Luís Correia da Silva, secretário de estado do Turismo sublinha a importância de um campo de golfe na Beira Interior. Com uma tacada no campo, este membro do Governo inaugurou no passado sábado, 31, o "Quinta da Bica - Academia de Golfe".
A localidade de Gaia, no concelho de Belmonte foi o local escolhido para a implementação deste projecto turístico. A Quinta da Bica é uma zona ampla em que os amantes do golfe, e não só, poderão usufruir de um contacto real com a natureza. Para além de considerar a natureza um bom motivo de atracção para esta modalidade, o político vê o golfe como "um desporto altamente competitivo" e a academia como um local "extremamente acolhedor". O golfe mais uma atracção a juntar à gastronomia e à beleza natural características da Beira Interior, diz Luís Correia da Silva. O secretário de estado considera que "este campo tem tudo para atrair as pessoas porque a Beira Interior faz cada vez mais a diferença". Satisfeito com o que viu no concelho de Belmonte, o membro do Governo garante que "o turismo vai ser um dos principais eixos de desenvolvimento do país". Apenas há um mês no Governo, Luís Correia da Silva está convicto "que o sector de turismo é um dos sectores mais importantes na criação de valor, de riqueza e de emprego no nosso país".
A iniciativa de construir um campo de golfe partiu do empresário Alexandre Abreu, presidente do conselho de administração da empresa SODATUR (Sociedade de Desenvolvimento Agro-Turístico). "Temos um objectivo único de atingir três alvos: golfe, saúde e natureza", diz o presidente. "Apreciar esta natureza e este grande potencial climatérico" é uma das prioridades que o proprietário da Academia diz ser fundamental.
Natural do norte do país, Alexandre Abreu já se sente mais beirão do que nortenho. "Agora podemos transformar uma região com potencial de natureza muito grande, numa área de golfe, fauna e flora", explica.
O projecto agora inaugurado não se restringe ao campo de golfe. Está ainda prevista a construção de um aparthotel, um balneário desportivo com 60 quartos, um polidesportivo e ainda três campos de ténis. Mais tarde será construído um hotel de cinco estrelas com 80 quartos e um parque ecológico que incluirá um lago artificial com cerca de 40 hectares.