A organização do Festival esteve a cargo da mais recente tuna da UBI
I Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior
Desertuna dá música à UBI

No passado sábado, o recinto da Parada no Pólo I da Universidade, vestiu-se de negro para receber o festival de tunas. Organizado pela Desertuna, a noite teve tanto de música como de alegria. Ainda que a concurso estivessem alguns prémios, o convívio foi o ingrediente principal do evento.


Por Paulo Galhardo


Com apenas seis meses de existência, a jovem Desertuna mostrou como é possível organizar o Festival que já se reclamava há algum tempo na Universidade da Beira Interior. O trabalho e a dedicação que um evento como este exige, é recompensado pela presença do público e a sensação de que algo se ganhou para o futuro da academia.
A abertura do espectáculo esteve ao cargo da organizadora, que aqueceu o espírito dos presentes. A Desertuna preparou até o mais pequeno detalhe a sua actuação, com muita alma os seus elementos distribuíram entusiasmo a todos. Mas as surpresas da noite como os "confettis" e o fogo de artifício sucederam-se e deram outro brilho às tradicionais actuações das tunas.
A Tuna Bruna da Universidade Internacional da Figueira da Foz foi a primeira das cinco em competição, a actuar. Seguiu-se a Estuna, Tuna Masculina da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que recebeu o prémio de Tuna Mais Tuna.
A terceira a subir ao palco foi a Copituna d'Opidana, sendo que a Tuna Académica da Guarda venceu para Melhor Porta Estandarte e Melhor Instrumental.
A Tuna Universitária Afonsina de Loulé, de seu nome Tualle foi muito forte na competição do certame, conquistando os prémios para Melhor Pandeireta, Melhor Solista e Melhor Tuna. A também jovem ( 7 meses) Tuna Gatta dú Apiadêre de Castelo Branco concluiu a competição.
As convidadas "Moçoilas", continuaram o espectáculo, dando o seu habitual contributo de solidez e criatividade. Mas a melhor surpresa da noite ficou reservada para a actuação de alguns elementos de cada tuna numa só formação, que levou ao rubro os resistentes ao avançar das horas. Com mais de cinco horas de duração o Festubi saldou-se num sucesso que promete repetir-se e ganhar maturidade sob a batuta da Desertuna.