Encantos do

Alentejo





Évora




Por Eduardo Alves



A cidade branca, capital do Baixo Alentejo, é um tesouro escondido no meio da vasta planície. Por entre as searas amarelas do celeiro de Portugal, surge na margem direita do rio Xarrama, afluente do Sado, a 275 metros de altura, um vasto casario, onde a torre da Catedral demarca a zona antiga da cidade. O centro histórico de Évora, com a sua Praça do Giraldo envolvida pelas casas assentes nas arcadas, é considerado "património mundial", pela UNESCO. Um local onde se podem apreciar cerca de quatro mil edifícios de traça original. Todos eles caiados de branco e envoltos por um traço amarelo-barro.
O Templo de Diana é a principal marca da passagem dos romanos. Hoje tornou-se um ícone da cidade e também uma obra de grande vulto deste tipo de arquitectura. A Sé Catedral, a segunda maior do País, é um exemplo da arquitectura romano-gótica, construída entre os séculos XIV e XVII representa o ponto central da urbe. Outro local a visitar é a conhecida Capela dos Ossos. No seu interior pode ser visitada uma sala repleta de ossadas humanas. Em redor deste facto têm sido levantados muitos mitos e especulações. A não perder também o Museu da cidade e o Museu de Arte Sacra. Este último com uma colecção interessante de pinturas e escultura religiosas. Na Igreja das Mercês funciona também o Museu de Artes Decorativas. Todo o Alentejo, para além das paisagens únicas conta com uma tradição artesanal. O fabrico de peças de barro dá cartas nesta região.
Évora goza de longa história e importância. A sua situação geográfica foi explorada desde a ocupação romana e até hoje, esta cidade continua a ser ponto central da zona Sul alentejana.
Percorrer as ruelas do centro, pisar a calçada granítica e espreitar as pequenas lojas e grandes casas senhoriais é mergulhar numa cidade carregada de tradição e aventuras.
As muralhas da cidade delimitam a parte velha da nova. A primeira repleta de tesouros antigos e a última a servir como arte visível de um crescimento incessante. Nesta área, pode também ser apreciado o Bairro da Malagueira, cujo desenho é da autoria do arquitecto Siza Vieira.
Cidade marcada também na literatura portuguesa, sobretudo, pela mão de Vergílio Ferreira que leccionou na universidade de Évora. Um lugar onde se reúnem os mil encantos do grande Alentejo.

"Évora é uma cidade branca como uma ermida.
Convergem para ela os caminhos da planície como o
resto da esperança dos homens. E como a uma ermida,
quem a habita é o silêncio dos séculos do descampado
em redor. Conheço, dos seus espectros, a vertigem das
eras, a noite medieva ainda nas ruas que se escondem
pelos cantos, nas pedras cor do tempo ouço um
atropelo de vozes seculares".

Vergílio Ferreira - Carta ao Futuro