"Estou ligado ao desporto desde os meus 15 anos de idade"

Perfil

José Carlos Diamantino nasceu em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, a 29 de Novembro de 1948. É solteiro e a sua vida foi desde sempre ligada ao desporto. Do seu currículo fazem parte vários cursos ligados ao atletismo e um curso de treinador de futebol. Participou também em acções de formação em Meio Fundo, Saltos, Lançamentos e Velocidade. Obteve vários títulos e alguns dos seus atletas foram transferidos para grandes clubes. Coordena uma equipa do Grupo Desportivo da Mata há seis anos e diz que o segredo do sucesso reside "em ter amor e acreditar naquilo que faz".

Treinador de Atletismo:

- Épocas 1976/77 e 1977/78, Futebol Clube Estrela de Unhais da Serra.
- Épocas 1978/79 até 1990/91, Casa do Povo de Unhais da Serra.
- Épocas 1991/92 e 1992/93, ESNA - Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco. Treinou os atletas João Serralheiro e Orlando Francisco.
- Época 1994/95, 1995/96 e 1996/97, Escola Secundária Nº 3 da Covilhã, onde foi responsável pela promoção, organização e dinamização da modalidade e treinador das equipas masculina e feminina.
- Nos anos de 1985, 1986, 1997, 1998 e 1999, Treinador / Seleccionador Distrital do Inatel - Delegação da Covilhã.
- Época 1997/98, Treinador / Seleccionador de Juniores da Zona Centro (Agrupamento das Beiras).
- Treinador Distrital (convidado para acompanhar várias selecções da Associação de Atletismo de Castelo Branco).

Principais títulos colectivos

- Futebol Clube Estrela de Unhais da Serra, Taça Disciplina da 2º Divisão, época 1985/86
- Casa do Povo de Unhais da Serra, 7 títulos de Campeão Distrital de Corta Mato do Inatel e 5 de Estrada.
- Escola Secundária Nº 3 da Covilhã, Vice-Campeões Nacionais Juvenis de Corta Mato Escolar em 1995/96, Campeões Distritais de Corta Mato Juvenis em 1995/96, Juniores em 1996/97 e Juvenis Femininos em 1996/97.
- CDC Leões da Floresta (Covilhã), Campeões Nacionais do Inatel de Estrada (Veteranos) e de Corta Mato (Aspirantes) em 1996/97.
- Grupo Desportivo da Mata (Covilhã), 4 títulos de Campeão Nacional de Montanha em Juniores (1997/98, 1998/99, 1999/2000 e 2001/2002) e Vice-Campeão Nacional de Montanha em Seniores (1997/98, 1998/99 e 2001/2002).
- Mais de 20 títulos de Campeão Distrital de Corta Mato, 2 títulos de Campeão Distrital de Pista em Absolutos, 1 título de Iniciados e 1 título de Infantis.




"Já treinei cinco atletas que foram Campeões Nacionais"

Atletas seus transferidos para grandes clubes

- Vicente da Fonseca: Sport Lisboa e Benfica.
- José Farinha: Sporting Clube de Portugal.
- Miguel Quaresma: Sporting Clube de Portugal.

Distinções / Prémios

- "Reconhecer o Mérito": Treinador do Ano 2001, atribuído pelo Ministro da Juventude e do Desporto.
- Sócio de Mérito da Associação de Futebol de Castelo Branco, desde 1995.
- Prémio Beirões de Ouro: Treinador do Ano 1997 - Gala do Desporto Distrital.
- Treinador do Ano: Gala Tribuna Desportiva 1997/98.


Outras actividades ligadas ao desporto

- Tribuna Desportiva: Editor Adjunto.
- Rádio Caria: Colaborou como Comentador Desportivo.
- Rádio Covilhã: Colaborou como Comentador Desportivo.
- Rádio Cova da Beira: Comentador Desportivo.

 

Entrevista a José Carlos Diamantino
"Só a pista não resolve os problemas do Atletismo na região"

Há cerca de 40 anos ligado ao desporto, grande parte deles ao Atletismo, este funcionário público natural de Unhais da Serra, vai coleccionando ano após ano, títulos atrás de títulos. Diz que não é fácil conciliar a actividade profissional com a desportiva, mas acredita piamente naquilo que faz. Os resultados estão à vista.


Por Luis Alberto


Urbi @ Orbi - Desde quando está ligado ao desporto?
José Carlos Diamantino -
Estou ligado ao desporto desde os meus 15 anos de idade, altura em que comecei a jogar futebol no Estrela de Unhais da Serra.

U @ O - Era difícil praticar desporto nessa altura?
JCD -
Um pouco. Nessa altura o campo ainda não tinha iluminação. Quando eu chegava ao campo, a maioria das vezes, já o treino tinha acabado.

U @ O - O que o levou a praticar futebol?
JCD -
Naquela altura, a boa carreira da equipa de Unhais da Serra (n.d.r. na 3ª Divisão Nacional, treinada pelo conhecido Fernando Cabrita), levou muitos jovens a jogar futebol.

U @ O - Como surge a sua paixão pelo Atletismo?
JCD -
Em 1978 tirei o Curso de Treinador de Atletismo, um pouco por influência da prova "Circuito Internacional de Seia", onde o grande campeão Carlos Lopes começou a dar nas vistas. Foi graças a isso que impulsionei o Atletismo no Clube de Unhais da Serra, contando com o contributo do falecido professor Ilídio Tavares. Mais tarde, fundei igualmente a secção desportiva da Casa do Povo de Unhais da Serra.

U @ O - Qual o maior momento da sua carreira desportiva?
JCD -
Todas as provas conquistadas e marcas registadas foram e são importantes. Mas não posso de maneira alguma esquecer dois momentos altos: quando o atleta Vicente da Fonseca (operário de lanifícios) foi transferido da Casa do Povo de Unhais da Serra para o Sport Lisboa e Benfica e o primeiro título de Campeão Nacional de Montanha obtido pelo Grupo Desportivo da Mata.

U @ O - Que grandes nomes do Atletismo Nacional teve a honra de treinar?
JCD -
Já treinei cinco atletas que foram Campeões Nacionais: Nuno Curto, Luís Leitão, Hugo Alves, Raul Fernandes e Tiago Rato. E treinei dois atletas que são internacionais: o Orlando Francisco e o João Serralheiro.

U @ O - Há algum record que se mantenha em vigor e que queira salientar?
JCD -
Destaco os records nacionais que ainda se mantêm do atleta infantil (iniciado 2º ano) do Grupo Desportivo da Mata, Tiago Rato que foi recentemente medalha de bronze no "Atleta Completo Nacional".

U @ O - Está no Grupo Desportivo da Mata vai para seis anos. Tantos anos seguidos são sinónimos de quê?
JCD -
São sinónimo de um grupo de trabalho forte do qual faz parte uma equipa técnica que coordeno. Tenho também tido a sorte de treinar atletas com muita qualidade. Muitos deles ajudam-me imenso já que os tenho influenciado a tirarem Cursos de Monitores e Cursos de Treinadores de 3º Grau São atletas que trabalham diariamente e auxiliam no treino. Não posso esquecer também o apoio da Direcção e o massagista José Azevedo que é uma peça importante nos resultados obtidos.

"Atletas e treinadores podem trabalhar melhor as disciplinas técnicas"

U @ O - A Covilhã tem agora um Complexo Desportivo. O que espera da qualidade da nova pista de Atletismo?
JCD -
É de facto uma infra-estrutura de muita qualidade, ao nível do que há de melhor e que se espera, fique ao serviço dos atletas e treinadores. É preferível que se estrague com o uso do que com a falta dele. Para atestar da qualidade da pista do Complexo Desportivo da Covilhã, basta ler o que disseram os grandes nomes do atletismo nacional que recentemente participaram no " I Meeting Internacional da Cidade da Covilhã".

U @ O - Quais as vantagens de ter um Complexo Desportivo como o da Covilhã?
JCD -
A grande vantagem é a possibilidade que se abre aos atletas e seus treinadores de poderem treinar melhor as disciplinas técnicas: Corridas (livres e barreiras), Saltos (comprimento, triplo salto, altura e vara), Lançamentos (disco, peso, dardo e martelo). São disciplinas muito específicas que para serem treinadas com alguma qualidade tem de haver condições. Só assim é possível avaliarmos correctamente a evolução dos atletas.

U @ O - Abrem-se assim boas perspectivas para o Atletismo na região?
JCD -
Só a pista não resolve os problemas do Atletismo. É preciso que atletas e técnicos melhorem cada vez mais os seus conhecimentos. É aqui que a Associação de Atletismo de Castelo Branco, que superintende a modalidade no Distrito, tem uma palavra a dizer, trazendo para a região cursos e acções de formação com técnicos especializados.

U @ O - Para terminar, qual o segredo do José Carlos na obtenção de tantas marcas e títulos?
JCD -
O segredo reside em ter amor e acreditarmos naquilo que fazemos. David J. Schwartz, (n.d.r. famoso estudioso da mente humana, com diversas obras publicadas sobre a forma para atingir o sucesso), dizia que "as pessoas bem sucedidas nada mais são do que gente que desenvolveu o poder de acreditar em si mesmas e naquilo que realiza". E depois acrescentava "jamais se desvalorize". É por isso que é necessário estar sempre em formação contínua para se aprender e ensinar sempre melhor. Não é fácil conciliar a minha actividade profissional de funcionário público com a actividade desportiva. Tem de haver uma espécie de casamento entre as duas actividades. Felizmente tenho obtido resultados desta minha postura.