Pela primeira vez, Penamacor assinala o Dia do Concelho
Penamacor
Dia do Concelho assinalado pela primeira vez

Domingo, 1, pela primeira vez na sua história, Penamacor assinalou o Dia do Concelho. Uma festa em Domingos Torrão reclamou melhores acessos e em que as Comunidades Urbanas voltaram à baila. Miguel Relvas deixa de novo o aviso: os autarcas têm que se entender.


Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A Vila de Penamacor assinalou no domingo, 1 de Junho, pela primeira vez o seu dia do concelho, comemorações em que esteve presente o Secretário de Estado da Administração Local, Miguel Relvas.
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Torrão, frisa que mais importante que a data é assinalar o próprio dia do concelho. O autarca faz o balanço destes dezoito meses à frente da gestão do executivo penamacorense, enumerando as obras fundamentais tais como uma unidade hoteleira e o parque eólico. No entanto lembra que"a estrada regional entre Penamacor e Espanha seria importante para o desenvolvimento desta zona. Era bom que que no próximo ano esta via de comunicação entrasse em Piddac". Por outro lado "o acesso à A 23 encontra-se ainda numa fase complicada. Há algum entendimento no Instituto de Estradas que a nossa ligação não é preferencialmente para o IC 31, o significa que toda a ligação que Penamacor tem é à Cova da Beira, porque é por aqui que passa o eixo fundamental para a Beira Interior, Castelo Branco - Guarda. As cidades de Castelo Branco, Fundão, Covilhã e Guarda farão o eixo do desenvolvimento do futuro".
Domingos Torrão entende que o concelho poderá aproveitar este desenvolvimento "daí que para nós a ligação, preferenciamente devido ao eixo Madrid, Valverde del Fresno, Penamacor, Covilhã e Coimbra, seja fundamental para toda esta região", apelando ao apoio do Governo para que "este assunto comece a ser discutido nos gabinetes, para que quando "as vacas andarem um pouco mais gordas" tudo isto possa funcionar de uma outra forma".
Na Sessão Solene alusiva a estas comemorações foram homenageados António José Seguro e Martins da Cruz, com a atribuição da medalha de ouro. Domingos Sanches Seguro, Manuel Garcia Filipe e Júlia Cruz receberam a medalha de prata, tendo sido homenageados os funcionários da Câmara com mais de 25 anos de serviço.

"Quem não apanhar o barco..."

Por seu turno o Secretário de Estado da Administração Local, aceitou os pedidos do autarca, prometendo, junto do Governo "tenta dar voz às aspirações do presidente da Câmara Municipal". Miguel Relvas, referindo-se às Comunidades Urbanas, cuja lei foi publicada hà 15 dias, considera que "estamos numa fase de institutos forais em que os autarca tem também de estudar, reflectir, dialogar, debater, convergir e divergir neste processo, para encontrar as melhores soluções, porque são passos decisivos, dos quais não há retorno. Mas por outro lado temos outra realidade: quem não tomar decisões, nem for capaz de apanhar o barco estará condenado ao fracasso, pelo que se impõe
o bom senso e a meditação. Esperamos que até ao fim do primeiro trimestre do próximo ano esteja constituido este novo patamar.