Segundo Licínio Cunha, a estratégia desenvolvida pelo Fundão "é a correcta"
Fundão
Qualidade e diversidade são as apostas para o turismo

Fazer com que o Fundão seja um destino turístico todo o ano é um dos principais objectivos do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Turístico do Fundão. A qualidade e a diversidade são apontadas como bases importantes para atingir os objectivos.


Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


A aposta na diversidade, singularidade e qualidade dos recursos no sector do turismo foram as principais ideias deixadas no debate "O turismo e o desenvolvimento do concelho do Fundão", que decorreu na passada sexta-feira, 30, na Câmara Municipal do Fundão. Manuel Frexes, presidente da autarquia fundanense, aproveitou ainda para apresentar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Turístico (PEDT) do Fundão.
A Serra da Gardunha, o vinho, Castelo Novo, o Palácio do Picadeiro, as Aldeias de Xisto e os bombos foram alguns exemplos dados por Manuel Frexes de como o turismo pode ser "original e complementar". Fazer do Fundão um destino turístico para todo o ano é o principal objectivo do PEDT. Frexes salientou também que "as potencialidades que temos à nossa volta não se podem perder. A Serra da Estrela é também uma oportunidade".
O autarca fundanense garante que "o turismo é uma aposta vital". Segundo Manuel Frexes, "o turismo é um sector que está em franca expansão e, neste sentido, os investimentos no Fundão continuam em forma crescente". Frexes deixou bem claro que "o turismo não é a única aposta, temos que apostar noutras áreas". "O turismo implica o investimento nos outros sectores porque também são importantes", salienta o presidente da Câmara do Fundão.
O debate, organizado pela Assembleia Municipal do Fundão, contou ainda com a presença de Licínio Cunha, professor universitário na área do turismo, que alertou para o facto de "termos que começar já". O especialista refere que "há muita coisa para fazer no Fundão". Mas, segundo Licínio Cunha, "a estratégia de desenvolvimento da Câmara tem moldes correctos".
O papel das Regiões de Turismo foi também focado. "As Regiões de Turismo, sobretudo as que têm a responsabilidade de promoção das regiões do Interior, onde o turismo começa ainda a dar os primeiros passos, deverão ter um papel dinamizador da procura interna e não da procura externa", explica Licínio Cunha que garante que "o turismo é também doméstico e penso que o temos esquecido". Manuel Frexes acrescenta ainda que "o Fundão não teve qualquer valor acrescentado pelo facto de estar integrado na Região de Turismo da Serra da Estrela". O autarca salienta que "é por haver essa carência que nós tomámos nas nossas mãos o nosso destino e criamos um plano estratégico para fomentarmos o turismo e increvermos o Fundão nas rotas de turismo internacionais".