O empreendimento será inaugurado dentro de um mês
Centro de Dia em Cantar Galo
Novo projecto dá emprego a 12 pessoas

Uma empresa de inserção irá mudar a vida a 12 pessoas. O projecto tem duração de dois anos, mas o objectivo é que possa continuar.


Por Catarina Rodrigues


Está marcada para o próximo mês de Julho a abertura de uma empresa ligada à panificação que vai empregar 12 pessoas. Trata-se de um projecto do Centro de Dia de Cantar Galo (CDCG) financiado pelo Centro de Emprego da Covilhã.
O edifício que irá albergar a empresa situa-se junto ao Centro de Dia e ainda está em fase de construção. Terá um café com pastelaria e esplanada e um balcão de venda ao público. Os produtos fabricados na padaria serão para consumo no CDCG e para distribuição em toda a cidade.
Segundo António Freire, presidente do Centro de Dia, "trata-se de uma passo importante para ajudar quem mais precisa". O responsável explica que as 12 pessoas que vão beneficiar do emprego são "quase todas residentes na freguesia e estão desempregadas há mais de um ano".
Os beneficiários do projecto estão em formação profissional desde o passado dia 9 de Junho. Uma iniciativa que irá continuar até à data de inauguração da infra-estrutura prevista para 20 de Julho.
O investimento no projecto é de 217 mil euros, dos quais 187 mil são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e 30 mil sob a forma de empréstimo sem juros. Durante dois anos a empresa, cujo nome será "Doce Tentação" será financiada pelo Centro de Emprego da Covilhã. António Freire tem esperança que "o projecto seja bem sucedido e possa continuar em funcionamento para além deste período".
O presidente do CDCG sublinha o carácter "pioneiro" da iniciativa. Apenas surgiu um projecto idêntico, há cerca de dois anos, em São Jorge da Beira.
O Centro de Dia de Cantar Galo, a funcionar desde Julho de 2001, tem actualmente 25 utentes e presta apoio domiciliário a dez pessoas. Esta é, segundo António Freire, "mais uma forma de apoiar a população de Cantar Galo".