O Centro Hospitalar Cova da Beira resolveu completamente o problema das listas de espera
Centro Hospitalar Cova da Beira
Um exemplo no combate às listas de espera


O Centro Hospitalar Cova da Beira tem o problema das listas de espera para cirurgia praticamente resolvido. A unidade de saúde é uma das poucas onde o programa PECLEC foi aplicado com sucesso.



João Alves
NC/Urbi et Orbi


O Centro Hospitalar da Cova da Beira é um dos seis hospitais que, segundo o Ministério da Saúde, resolveu totalmente o número de cirurgias que estavam em lista de espera em Junho do ano passado. Os restantes são o do Montijo, Espinho, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Serpa.
Segundo a tutela, existem 22 hospitais que conseguiram resolver praticamente as listas de espera apuradas há um ano atrás. E segundo o Ministério, o da Cova da Beira é um dos exemplos de bom trabalho nesse campo. Isto quando em Abril deste ano, a nível nacional, seriam cerca de 128 mil os portugueses que aguardavam por operações.
Segundo o administrador do CHCB, Miguel Castelo Branco, o que o Ministério quer dizer é que toda a intervenção neste campo está devidamente programada, o que não quer dizer que não existam listas de espera. O responsável diz que ainda existe alguma espera, mas que está devidamente "programada", no âmbito do estabelecido no Programa Especial para Recuperação das Listas de Espera (PECLEC). Segundo Castelo Branco, "as coisas estão extremamente bem" e os dados apontam para que "66 por cento do contrato de produção do PECLEC esteja cumprido. E ainda não chegámos ao final do ano". Ou seja, tudo aponta para que até final de 2003, as listas de espera estejam resolvidas no CHCB. Esta unidade tem efectuado operações em diversos ramos, desde a ortopedia, ginecologia, urologia, otorrino e cirurgia geral, mas Miguel Castelo Branco refere que "ainda não estamos satisfeitos, pois gostaríamos de não ter PECLEC". Porém, "penso que estes dados significam um esforço que está a ser feito por parte das equipas".
O tempo de espera no hospital depende sempre da especialidade, pelo que a espera tanto pode ser de dias como de meses. Ortopedia e cirurgia geral são as especialidades em que se regista maior afluência de doentes.
A tutela aponta para que já tenham sido recuperadas cerca de 51 mil cirurgias. E por isso, admite que, face ao número crescente de doentes e ao êxito da iniciativa, o PECLEC possa ser aumentado em dois anos. Em 2005, o ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, em declarações ao Público, calcula que "estaremos em condições de acabar com as listas de espera".
Para o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS), Fernando Andrade, a Zona Centro é uma das regiões do País com melhor resposta no âmbito do PECLEC, já que, aponta, cerca de 52 por cento dos casos foram resolvidos.