Joaquim Morão diz que a electrificação da linha da Beira Baixa é fundamental para a região
Castelo Branco
Morão reclama melhores acessibilidades

O desenvolvimento do concelho albicastrense, segundo o autarca local, passa por três grandes projectos: a A23, a electrificação da Linha da Beira Baixa e a implementação de gás natural. A aposta no turismo também é defendida.


Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


Há três factores decisivos para o desenvolvimento de Castelo Branco: a Auto - Estrada da Beira Interior (A23), a electrificação da Linha da Beira Baixa e o gás natural.
Estas áreas foram defendidas na quarta feira, 4, pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, durante o seminário "Castelo Branco: a Inovação como factor de desenvolvimento".
O autarca falou da grande competitividade entre empresas e regiões, frisando que a cidade albicastrense tem empresas inovadoras que mesmo em momentos difíceis se têm consolidado e ampliado, considerando que "as empresas e as regiões tem pela frente um grande desafio, que é consolidar e aguentar este ritmo de competitividade. Estamos todos em competição, as empresas, o poder público e as câmaras municipais, e só o crescimento urbano não chega. É necessário o crescimento sustentado com empresas, gente que crie riqueza e trabalho, mas fundamentalmente que crie inovação".A propósito desta situação, Joaquim Morão salienta que "felizmente, Castelo Branco tem algumas empresas inovadoras como nas áreas do frio e nas confecções, que precisamos de consolidar".
O autarca confidencia que quando é abordado sobre a fase de crescimento da cidade, numa altura em que não há investimento estrangeiro "as empresas aqui instaladas tem-se consolidado e nesta fase difícil estão em fase de ampliação, sendo este um bom sintoma para nós. Mas precisamos de ganhar novas apostas".
O presidente da Câmara Municipal considera ser importante nesta fase de
desenvolvimento haver um conjunto de factores decisivos: A Auto -Estrada da Beira Interior, o gás natural e a electrificação da Linha do caminho de
ferro até Castelo Branco, "três áreas que nos garantem estar mais perto do Litoral, sendo um factor acrescido de desenvolvimento".
Joaquim Morão revela que ao contrário de outros locais, a cidade tem condições para o turismmo, pois tem espaço "dado que nesta zona existem grandes propriedades e muito terreno disponível. O turismo pode ter aqui um papel importante".