No final do mês, a Sociedade Termal de Unhais conta ter tudo pronto para candidatar o projecto ao programa PITER
Unhais da Serra
Termas com "nova cara" em 2005

O início das obras naquele local estão previstas para o fim da época termal. A garantia foi deixada por Luís Veiga, representante da Sociedade que vai gerir as novas termas de Unhais, após Carlos PInto ter admitido atrasos.


NC/Urbi et Orbi


Até 2005 as Termas de Unhais da Serra vão ser totalmente remodeladas. A garantia é dada por Luís Veiga, representante da Sociedade Termal de Unhais da Serra. Ao todo são 12 milhões de euros de investimento previsto para aquela vila, divididos entre privados da Sociedade e da Câmara Municipal da Covilhã. Nesta componente, o destaque vai para a construção de um novo balneário termal e de uma unidade hoteleira com mais de 70 quartos. Quanto às obras a realizar pela autarquia covilhanense, elas contemplam a recuperação da ribeira de Unhais, a construção de uma ponte que irá assegurar a ligação à Nave de Santo António, na Serra da Estrela, e ainda a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).
Já o início das obras da Sociedade está agendado "para o fim da actual época termal", assegura Luís Veiga. As declarações deste responsável foram feitas após o presidente da edilidade serrana, Carlos Pinto, ter admitido existirem "alguns atrasos". "É certo que é um projecto com uma certa complexidade, mas contava que nesta altura a Sociedade concessionária pudesse já ter as coisas mais avançadas e estar no terreno, a intervir. E isso não tem acontecido", sustenta Carlos Pinto.
De acordo com Luís Veiga, o processo tem sido travado pelas "alterações feitas pelo Governo ao PITER (Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional), ao qual o projecto será candidato". Por outro lado, "são necessárias alterações burocráticas ao nível de planos de pormenor e de impacte ambiental" que levam "bastante tempo", realça aquele representante. E remata: "Apesar de tudo, neste momento podemos garantir que estará tudo pronto para a candidatura ao PITER dentro dos prazos previstos, ou seja, até final do mês de Junho".
As Termas de Unhais da Serra, até que esteja construído o novo complexo, vão continuar a ser exploradas pela Junta de Freguesia local.