António Fidalgo

Mais do que um edifício


Finalmente chegou a autorização ministerial para o lançamento do concurso da construção da Faculdade de Ciências da Saúde. Passados três anos após a celebração do protocolo entre o Governo e a UBI, só agora chegou a permissão para o lançamento do concurso da obra. Demasiado tempo, justificado pela aflição das contas públicas. Mas como vale mais tarde que nunca, é bom ficarmos felizes com mais este passo na consolidação da Faculdade de Ciências da Saúde.
Pode o montante de investimento não ser tão elevado como outros investimentos que já se fizeram aqui na região, nomeadamente auto-estrada e hospital da Covilhã, mas é um investimento crucial por aquilo que desencadeia. Muito mais do que um simples edifício, as novas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde representam uma abertura a um investimento contínuo, e previsivelmente sempre crescente, na qualificação da Beira Interior, no estabelecimento de um patamar de excelência nos cuidados de saúde, no fortalecimento da própria UBI. A região, a cidade, a universidade ficam muito mais fortes, alcandoram-se a um patamar de desenvolvimento completamente novo.
Os cuidados de saúde constituem presentemente, nas sociedades mais evoluídas, uma das actividades económicas mais importantes. Se a Cova da Beira se conseguir impor como um centro de cuidados médicos de qualidade, então todo o Interior lucra na medida em que, com a nova auto-estrada, fica a escassas dezenas de minutos de um centro avançado de medicina.
Durante os dois anos em que o edifício irá ser construído, continuar-se-á a edificar lenta e seguramente a universidade que desejamos, e que mais não é do que uma universidade de prestígio e prestigiada.