Por Daniel Sousa e Silva


As marchas desfilam mais uma vez no próximo sábado, dia 28

A noite de sábado, dia 21, acolheu as marchas populares covilhanenses. Os sete agrupamentos presentes animaram as ruas da cidade. Os foliões, que pertencem a grupos desportivos ou juntas de freguesia do concelho da Covilhã, estavam divididos em duas categorias: júnior e sénior.
Os mais novos foram os primeiros a desfilar e fizeram as delícias de quem assistiu. "As marchas populares são sempre muito bonitas e animadas", afirmou Margarida Sousa, da Boidobra, uma das pessoas do público, acentuando que gostou "em especial das crianças, porque pareciam quase profissionais".
Os participantes da edição deste ano - Grupo Desportivo da Mata, entidade organizadora, Oriental de São Martinho, Leões da Floresta, Grupo Campos Melo, Académico dos Penedos Altos, Cantar Galo e Fundação Conde da Covilhã - iniciaram o seu percurso por volta das 20h30. Partiram do Campos das Festas em direcção ao centro da cidade. Ao longo da marcha passaram pelo Jardim Público e pela Rua Comendador Campos Melo (mais conhecida por Rua Direita), acabando o seu trajecto na Rotunda do Município, onde desfilaram ainda com mais fulgor. Em torno da Rotunda fizeram as suas tradicionais actuações, com coreografias e canções próprias. Foram momentos de muita concentração, porque durante a actuação os grupos estavam a ser avaliados.
Todos os grupos estavam vestidos a rigor e com enfeites para a ocasião. Os seus adereços eram ilustrativos do próprio grupo a que pertenciam, como o galo presente nos arcos do grupo Cantar Galo, ou alusivos a acontecimentos importantes no concelho, como o Programa Polis pela Fundação Conde da Covilhã, que participou pela primeira vez nas marchas
O prémio para o Melhor Corso de 2003 vai ser atribuído no próximo dia 28, sábado, durante o espectáculo que se vai realizar no Estádio Municipal José dos Santos Pinto, a partir das 20h. Está prevista uma nova exibição de todos os grupos e a actuação da cantora Maria José Valério. O preço de entrada para assistir ao evento é de um euro.