Idanha-a-Nova
Biblioteca Municipal retoma actividades


A Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, que esteve encerrada para obras de reparação durante os últimos meses, retomou as suas actividades, na passada quarta feira, 11.
Cerca de 50 mil euros foi quanto a Câmara Municipal investiu no edifício, de modo a proporcionar melhores condições aos seus utilizadores. Fizeram parte dos trabalhos realizados, a lavagem e pintura de paredes exteriores e interiores, a substituição de pavimentos em algumas salas, a reparação do ar condicionado, bem como arranjos ao nível da calçada, escadaria e estores. As salas polivalente, infantil e de leitura geral que possuíam pisos em madeira ou alcatifa, encontram-se actualmente pavimentadas em granito polido ou vinil.
O estado de degradação em que se encontravam as instalações obrigaram a autarquia a fechar as portas do espaço público em Setembro do ano transacto, dado que, segundo a autarquia, "era impossível compatibilizar a realização das obras com a utilização da Biblioteca, sem pôr em causa a segurança do material existente e a comodidade dos utentes".
Face à interrupção do funcionamento do edifício, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Álvaro Rocha, considera que "esse período de encerramento é compensado com a significativa melhoria das condições que a infra-estrutura actualmente dispõe", acrescenta o autarca, lembrando também que "se as intervenções realizadas fossem adiadas, o prejuízo seria mais elevado".
A instalação do sistema informático, tanto para os utilizadores como para os técnicos da Biblioteca, é o próximo passo que a edilidade pretende dar, colocando à disposição um ou mais computadores, com acesso à Internet. Refira-se que a autarquia vai proceder à instalação, o mais brevemente possível, do programa informático "Bibliobase", que vem facilitar a catalogação e pesquisa dos livros.