Eles andam aí… outra vez



St. Anger



Metallica

Elektra | 2003






Por Alexandre S. Silva

É impossível ao mais antigo admirador não ouvir o último álbum dos Metallica sem que uma lagrimazinha assome ao cantinho do olho ao mesmo tempo que uma onda de nostalgia invade o coração. Para aqueles que cresceram com "Ride the lightning", "Master of Puppets" e "…And Justice For All", o último registo dos californianos, intitulado "St. Anger", é o tão profetizado regresso às origens depois de uma fase menos feliz encarnada em "Load" e "Reload".
"St. Anger" marca o regresso do quarteto norte-americano (agora com Rob Trujillo como baixista, em substituição de Jason Newsted) ao trash e ao speed metal mais puro Argumentos com que "recrutaram" a vasta legião de fãs que, desde 1991, altura do lançamento de "Metallica" (mais conhecido como "Black Album"), se sentiam como que atraiçoados.
O novo disco mostra uns Metallica antigos. Novamente preocupados com as questões sociais. Agressivos, mas conscientes. Selvagens, mas controlados. Com energias renovadas. Já não era sem tempo. Por onde tinham andado rapazes?