António Fidalgo

Presidir à AAUBI


Luís Franco, o novo presidente eleito da Associação de Estudantes da Universidade da Beira Interior (AAUBI), deu uma entrevista ao Urbi et Orbi na semana passada. É bom lembrar que teve de haver uma segunda marcação de eleições para os órgãos sociais da associação de alunos, porque pela primeira vez não houve qualquer lista a candidatar-se aquando do período normal de eleições. Portanto, a disponibilidade de Luís Franco para assumir a direcção da AAUBI deve ser entendida num espírito de comprometimento com a vida da academia, em geral, e dos seus colegas estudantes, em particular.
Luís Franco escolhe como lema da sua presidência o D de despertar. Penso que tem razão. Os estudantes estão adormecidos. Não só eles, é verdade. Há como que uma letargia em toda a sociedade, onde cada um apenas olha para o seu umbigo. Mas quando são os próprios jovens a alhearem-se completamente dos assuntos que lhes dizem respeito, então a situação é grave. Efectivamente há que despertar os que dormitam pela vida, sem se dar conta que passam pela vida sem a viver. Sobretudo os estudantes universitários. Se há algo importante na vida social, cultural e política de um país é certamente a vida, a energia, a exuberância, dos novos. São eles que aportam novos interesses e valores à sociedade.
O novo presidente afirma que "é incrível como é difícil encontrar pessoas com disponibilidade para assumir e trabalhar para a associação". E nós acrescentámos que é muito lamentável. Uma universidade não são apenas as aulas, mas muito mais que isso, nomeadamente o empenho na vida da academia, a participação plena de uma cidadania activa, o combate pela política, pela cultura, pela ciência, pelo saber. Desejo felicidades ao novo presidente, desejo-lhe um bom trabalho. Seja exigente com todos, alunos e docentes, que os desperte de facto e com força para a vida académica. Disso beneficiarão os estudantes em primeiro lugar e, depois, toda a academia.