Habitação social na Biquinha
Mais 50 fogos construídos até 2005

Por Catarina Rodrigues


A Câmara Municipal da Covilhã aprovou a abertura de concurso público para a concepção e construção de 50 fogos de habitação social no Bairro da Biquinha. No chamado Bairro do Património vivem 20 famílias a necessitar de melhores condições de habitabilidade. As casas que em tempos pertenceram à diocese da Guarda apresentam vários problemas, como é o caso das infiltrações de água.
O problema foi dado a conhecer ao público a 8 de Fevereiro deste ano. Nessa data foi lançada a primeira pedra para a construção de dois blocos de habitação social destinada aos trabalhadores mais carenciados da Câmara Municipal da Covilhã e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS).
Os moradores do Bairro do Património aproveitaram a oportunidade para pedir ajuda à Câmara da Covilhã de forma a resolver o problema. A autarquia chegou à conclusão que o melhor seria demolir as casas existentes e construir de novo. Sendo assim o primeiro bloco a ser construído irá alojar essas 20 famílias e as restastes 30 habitações destinam-se a outras pessoas carenciadas. O investimento ronda os 500 mil contos.
"É uma obra para construir ainda neste mandato" assegura Carlos Pinto, presidente da Câmara que espera entregar as casas em 2005.