49º Aniversário do Académico dos Penedos Altos
Carlos Silva quer courts de ténis nas bodas de ouro

No dia do 49º aniversário, o presidente do Académico revela a entrada do clube no Distrital de Futsal. Os campos de ténis continuam a ser uma aspiração e Carlos Silva espera inaugurá-los nas comemorações dos 50 anos.

Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


O Futsal é a grande aposta do Académico dos Penedos Altos no ano que antecede as bodas de ouro do clube. Carlos Silva, presidente da colectividade, está optimista e assume a entrada no distrital "para ganhar".
A equipa já tem assegurados alguns futebolistas e treinador. "Pessoas com larga experiência na modalidade e que já têm interiorizado o hábito das vitórias", descreve. A inscrição da equipa já deu entrada na Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) e os trabalhos devem ter início no dia 1 de Setembro. Por limar estão ainda algumas situações relativas a patrocínios. Coisa que não tira o sono ao presidente da colectividade uma vez que, revela, "os próprios atletas já terão angariado alguns apoios".
Por definir está ainda o recinto que o conjunto do Académico vai utilizar para disputar os jogos em "casa". A preferência de Carlos Silva recai sobre o Pavilhão do Clube Desportivo da Covilhã (CDC), que fica a pouco mais de 50 metros da sede. Porém, as condições do piso, em cimento, poderão não agradar aos inspectores da AFCB e o pavilhão pode ser considerado impróprio para a prática da modalidade a nível federado. Por isso, e caso não seja possível realizar obras no ringue, o dirigente academista já está a estudar outras possibilidades e mostra-se pouco preocupado. Se não passar nas inspecções, afirma Silva, "o clube tem que partir para outra solução". De qualquer modo, acrescenta, "há bastantes pavilhões na zona e, com certeza, algum deles terá as portas abertas para o Académico".
No jantar de comemoração do 49º aniversário da colectividade, que na terça feira, 24, juntou nos Penedos Altos, mais de duas centenas de pessoas, o presidente do clube referiu-se ainda a uma antiga aspiração: os campos de ténis. Uma obra já divulgada por alturas do 48º aniversário, mas que não teve os desenvolvimentos que os dirigentes do Académico pretendiam. "O protocolo para a construção dos ditos courts já foi assinado há mais de meio ano e as obras estão prontas a arrancar!", assevera Carlos Silva. Os trabalhos deverão ter início ainda este Verão e o dirigente associativo não esconde a sua vontade de inaugurar o espaço nas comemorações das bodas de ouro, em 2004. A "nova menina dos olhos do Académico", como a apelida, contempla dois campos devidamente infra-estruturados, isto é, com balneários e salas de apoio, e não vai custar um tostão ao clube.
De resto, continua Carlos Silva, "a colectividade vai continuar com todas as suas actividades normais durante o próximo ano". E se é certa a entrada do futsal no calendário de actividades, a saída da Meia-Maratona "Cidade da Covilhã" também pode estar iminente (ver edição do NC de 20 de Junho). As indefinições quanto à continuação, ou não, de Carlos Martins como delegado distrital do INATEL, instituição detentora da prova, também não estão a ajudar, uma vez que acaba por atrasar todo o processo de organização. Por isso, conclui, "para já, a Meia-Maratona está em stand by".