Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


O Benfica conquistou a primeira Taça de Portugal em Futsal

Um dia antes da final da Taça de Futsal a festa já era benfiquista. No sábado, 21, as ruas do Fundão, e depois o Pavilhão Municipal, encheram-se de vermelho à espera da dobradinha do conjunto encarnado depois de assegurado o triunfo no Campeonato Nacional. E, diga-se, não se esperavam surpresas. Ainda antes do início da competição já se antevia uma final entre o Benfica e o Freixieiro, duas das mais fortes equipas da modalidade em Portugal.
Os encarnados foram os primeiros a confirmar a passagem ao jogo decisivo com uma vitória tangencial (3-2) sobre a modesta formação do Sassoeiros. Com três quartos das bancadas do Municipal do seu lado, os encarnados fizeram um jogo em contenção de esforços - muito provavelmente a pensar num embate frente ao Freixieiro no dia seguinte, que se viria a confirmar. A turma do Freixo, por seu lado, não regateou esforços na meia-final frente aos vizinhos de Coimbrões, Vila Nova de Gaia. Os pupilos de Joaquim Brito começaram cedo a marcar na partida mais produtiva da Final Four (9-4) e asseguraram, sem precalços e com um mínimo de dificuldades, a vaga que restava na final do dia seguinte.
No domingo, 22, o Pavilhão Municipal do Fundão foi pequeno para tamanha adesão - cerca de mil e 100 espectadores. Com o recinto completamente lotado, Benfica e Freixieiro deram um "espectáculo memorável de propaganda ao futsal", como diria, no final, Alípio Matos, técnico dos encarnados.
A turma nortenha marca primeiro na conversão de um penalti por intermédio de Ivan. Mas é o Benfica quem domina e, aos 10 minutos chega ao empate com um golo de Pedrinho. Ainda antes do intervalo, os lisboetas poderiam ter ampliado o marcador mas, por duas vezes, a barra da baliza de Pataco, devolve os remates de Costinha e José Maria.
Na segunda metade o Benfica continua a dominar e, depois de atirar mais uma bola aos ferros, arranca para uma vantagem confortável com três golos em outros tantos minutos. Arnaldo desequilibra o marcador aos 25 e André Lima bisa aos 26 e 27. Com a vantagem de três golos no marcador, os jogadores do Benfica perdem a concentração e facilitam no sector defensivo. Joel, melhor marcador da prova, só precisou de duas meias oportunidades para marcar um par de golos espectaculares e relançar o jogo. A dois minutos do fim, Costinha volta a dar tranquilidade à equipa ao ampliara a vantagem após bom entendimento com André Lima. Ainda assim, o Freixieiro não baixa os braços e volta a reduzir a diferença. Faltavam, então, 20 segundos para jogar. Muito pouco para a equipa nortenha fazer mais do que sair do Municipal do Fundão de cabeça erguida. A festa foi, então, do Benfica e dos cerca de 700 adeptos encarnados presentes no recinto que só arredaram pé depois de cumprido todo o ritual da vitória.

Pavilhão pequeno para tanta gente

Quem acabou por ganhar com tudo isto, Paulo Fernandes não tem dúvidas, "foi o Fundão, que durante este fim-de-semana foi propagandeado por todo o País". O vereador com o pelouro do Desporto na autarquia reconhece que houve "constrangimentos", principalmente devido às limitações do Pavilhão no que se refere ao número de cadeiras, mas está satisfeito com o resultado final. "Houve uma excelente cooperação entre a Câmara Municipal, a Associação de Futebol Distrital e a Federação que ajudou a ultrapassar todos os problemas que foram aparecendo durante o fim-de-semana", ressalva. E, de facto, o único aspecto que mereceu alguns reparos por parte de dirigentes e técnicos foi precisamente a pouca lotação do gimnodesportivo. Aliás, na final de domingo, muita gente viu-se impossibilitada de entrar no Municipal do Fundão por falta de bilhete. Uma situação que não vai acontecer no futuro, salvaguarda Vítor Peralta, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol para a área do Futsal. O responsável afirma que a partir da próxima temporada "um evento deste tipo tem que se realizar num pavilhão muito maior, capaz de responder às solicitações exigências das massas adeptas dos clubes envolvidos". Ainda assim, o dirigente não se mostra arrependido de ter trazido a final para o Fundão: "A organização está excelente, as equipas gostaram e esta região merece".