Open Serra da Estrela 2003
Adrenalina ao máximo


Terminou no passado dia 22 de Junho o Open Serra da Estrela 2003, a primeira prova nacional de Asa Delta a contar para o ranking Nacional e Mundial. José Rebelo obteve o primeiro lugar na classificação seguido de Gabriel Frade e Harry Castrilllon.
A competição contou com 19 participantes, dos quais seis eram espanhóis e repartiu-se por duas partes. A primeira teve lugar no fim-de-semana de 7 a 10 de Junho e a segunda no fim-de-semana de 19 a 22 de Junho. A primeira parte do Open Serra da Estrela 2003 foi aceite e reconhecida pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) tendo por isso contado para o ranking mundial de Pilotos de Asa Delta. A segunda parte contou apenas para o ranking nacional.
Uma prova de Asa Delta está dependente da condição meteorológica local, por esse motivo a organização utilizou a Serra da Estrela nos lados da Covilhã e Seia para descolar, voar e aterrar. Devido às condições meteorológicas, a primeira parte da prova decorreu para o lado de Gouveia. Foi possível voar os quatro dias, sendo que no primeiro, sábado, a prova foi anulada. Nos três dias seguintes as provas consistiram em sobrevoar vários locais: Seia, Gouveia, Linhares da Beira e Celorico da Beira, perfazendo distâncias de 43.9, 41,6 e 44,1 quilómetros nos segundo, terceiro e quarto dias respectivamente.
Na segunda parte da prova já foi possível voar no lado da Serra virado para a Covilhã. A descolagem foi feita ao lado do Sanatório. No primeiro dia da segunda parte, a prova consistiu em descolar, voar até Belmonte e aterrar no Aeródromo da Covilhã (44.3 Km), que foi cedido para a prova, tal como esteve o Aeródromo de Seia.
A realização da iniciativa contou, entre outros, com os apoio da Câmara Municipal da Covilhã. A organização estará disponível para voltar a organizar o Open Serra da Estrela 2004 e acredita mesmo que dentro de dois anos conseguirá reunir condições para realizar uma prova Luso-Espanhola a contar para os dois campeonatos de Asa Delta.