NC/Urbi et Orbi


Pelo segundo ano consecutivo, Gouveia faz parte do mapa do snowboard mundial

Pelo segundo ano consecutivo o circuito mundial de Snowboard passa por Gouveia. Mais uma vez, a "cidade jardim" da Serra da Estrela vai acolher uma etapa da Taça do Mundo "Snowboard in City". Um evento que, em 2002, arrastou 15 milhares de pessoas e vários órgãos de comunicação de expansão mundial como a MTV e a CNBC. A prova disputa-se entre 11 e 13 de Julho próximo no Centro Hípico da cidade e conta, novamente, com os nomes mais sonantes da modalidade.
À espera dos atletas está uma rampa com cerca de 80 metros de comprimento por 20 de largura, composta por 200 toneladas de ferro e madeira e coberta com 240 mil quilos de neve fabricada. Processo para o qual vão ser necessários cerca de 20 camiões de nitrogénio e vários milhares de litros de água.
Para os milhares de espectadores aguardados, a organização preparou várias actividades paralelas como um simulador de escalada que permite recriar, entre outras, a subida ao Evereste. Também à disposição do público vai estar uma mini-pista de neve, com 28 metros de comprimento por seis e meio de largura para pequenas brincadeiras.
Recorde-se que em 2002 o vencedor da prova foi Marco Duarte. Um filho da terra emigrado na Suíça. O snowboarder não era apontado como candidato à vitória, mas surpreendeu tudo e todos ao terminar na primeira posição deixando pelo caminho campeões europeus e mundiais como Sanl Alibabic, com quem disputou a final, Jody Koenders e David Benedek.